Conteúdo do Site Antigo

Outorga de grau unificada: atuação da Unimontes reconhecida pela comunidade

By DTI

December 20, 2012

O reconhecimento da comunidade à contribuição da Universidade Estadual de Montes Claros ao progresso regional em seus 50 anos de existência foi destacado durante a solenidade de outorga de grau unificada dos cursos do campus-sede, na noite dessa quarta-feira (19/12), no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, em Montes Claros. Foram diplomados 563 novos profissionais em 22 cursos. O professor e padre Antônio Alvimar Souza foi o patrono geral.

A solenidade foi acompanhada por centenas de pessoas, entre amigos e familiares dos graduados. Muitos deles exibiram faixas e cartazes, saudando novos profissionais pela conquista do diploma na universidade pública. Participaram pró-reitores, diretores de centro, chefes de departamentos, coordenadores de cursos e outros integrantes da comunidade acadêmica, juntamente com diversas autoridades civis e militares.

GALERIA DE FOTOS

“Não paramos um só minuto e as realizações surgem como fruto de um trabalho incansável, muitas vezes sem alarde porque nos interessa é servir, construir sempre oportunidades nesses tempos que embalam sonhos frutíferos e profícuos”, observou o reitor. Ele salientou que “a Unimontes avança estruturada, valorizando seus parceiros, fortalecendo servidores, ampliando serviços e ações, mantendo-se na altivez com pesquisa e extensão, ensino e aprendizagem, com marcas evolutivas na pós-graduação”.

AMPLIAÇÕES

O professor João dos Reis Canela aproveitou a oportunidade para destacar que, no atual momento, a Unimontes implementa obras importantes como a construção de escolas técnicas em 13 municípios mineiros, através de parceria com os Governos Estadual e Federal, dentro Programa Brasil Profissionalizado, envolvendo recursos da ordem de R$ 96 milhões. Lembrou que está em andamento a licitação para a construção no Campus universitário um auditório com um conjunto de salas, obra determinada pelo governador Antonio Anastasia.

Ele enalteceu a homenagem ao padre e professor Antônio Alvimar Souza, que é diretor da Editora Unimontes e docente do departamento de Filosofia/Centro de Ciências Humanas (CCH). “O professor Antônio Alvimar tem nobreza no coração e na alma, balizando sua vida pela espiritualidade, ética e cidadania, trabalho voltado para edificação humana nos braços de Deus, sopro sagrado do Espírito Santo para a vida”, assegurou.

CONQUISTA – Em seu pronunciamento, o patrono-geral enfatizou a importância da educação e da cultura na evolução da sociedade, salientando também o trabalho da Universidade Estadual de Montes Claros. Lembrou que a criação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior, a FUNM – sucedida pela atual Unimontes, foi a maior conquista do município e da região, após a chegada da estrada de ferro, em 1926. “A Unimontes constituiu uma nova baliza para a construção de uma nova forma de pensar a partir de 1962”, afirmou o padre Antonio Alvimar, que foi homenageado com uma placa, entregue pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida.

OS CURSOS

Na colação de grau unificada, foram graduados 563 profissionais nas áreas de Administração (26), Artes/Música (11), Artes/Teatro (20), Artes/Visuais (52), Ciências Biológicas (49), Ciências Contábeis (25), Ciências Econômicas (25), Ciências Sociais (26), Direito (49), Educação Física (46), Enfermagem (17), Filosofia (11), Geografia (32), História (14), Letras/Inglês (10), Letras/Português (25), Matemática (15), Medicina (27), Odontologia (24), Pedagogia (32), Serviço Social (22), Sistemas de Informação (3) e Letras/Espanhol (1).