Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

OTNM/Unimontes: Mercado de trabalho em abril teve saldo positivo de 37 vagas

Em abril correram 3.465 admissões e 3.428 demissões

O mercado de trabalho em Montes Claros no mês de abril de 2023 apresentou um saldo positivo de 37 vagas na relação entre admissões e desligamentos. No mês, foram registradas no município 3.465 admissões e 3.428 demissões. Porém, o número é inferior ao saldo do mês anterior.

Também foi observado que, entre março e abril, houve uma retração no volume de contratações e desligamentos, com ambos apresentando uma queda de 20%. Além disso, o saldo no mercado de trabalho na cidade em abril é inferior aos resultados obtidos no mesmo período em 2021 e 2022.

Foto: Fábio Marçal

Os dados são do boletim do Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A pesquisa é coordenada pelos professores Roney Versiani Sindeaux e Rogério Martins Furtado de Souza, do Departamento de Ciências da Administração.

De acordo com o levantamento, em abril, foram admitidos no município de Montes Claros 1.903 homens (54,9% do total) e 1.562 mulheres (45,1% do total). Foram desligados 1.912 trabalhadores (55,8% do total) do sexo masculino e 1.516 trabalhadoras (44,2%).

O professor Roney Versiani Sindeaux salienta que o estudo mostra que o mercado de trabalho de Montes Claros em 2023, até agora, apresenta um saldo negativo entre admissões e desligamentos em cinco vagas de emprego formal, estando em sentido contrário ao crescimento positivo visto nos cenários nacional (1,38%), estadual (1,75%).

Por outro lado, nos últimos 12 meses foi verificado um saldo positivo de 2.854 postos de trabalho, que foi impactado, principalmente, pelos bons números obtidos de abril a julho de 2022. “Mas se for observado apenas os últimos seis meses, mais determinantes para o cenários atual, o saldo foi negativo em menos 1.019 postos de trabalho”, relata o professor Roney Versiani Sindeaux.

Perfil dos trabalhadores mais procurados

O estudo do OTNM/Unimontes demonstra que o perfil dos trabalhadores do sexo masculino mais procurados em abril de 2023 foi constituído por profissionais com ensino médio completo e idade entre 18 e 29 anos, contratados, principalmente, para atuar no setor de serviços com salário de até dois salários mínimos. Observou-se também uma pequena variação positiva na faixa do ensino superior completo com idade dos 25 aos 29 anos, e com pós-graduação com idade dos 30 aos 69 anos. Os trabalhadores foram contratados, sobretudo, por micro e pequenas empresas e por empresas com 100 a 249 trabalhadores do setor de serviços.

Os maiores desligamentos ocorreram entre os trabalhadores com 30 anos ou mais com escolaridade até o ensino médio incompleto que atuavam principalmente nas pequenas e médias empresas da construção civil (majoritariamente na faixa salarial entre 0,51 e dois salários mínimos). O comércio teve também saldo negativo (principalmente na faixa salarial entre 1,51 e 2 salários mínimos).

Trabalhadoras mais procuradas

Já o perfil das trabalhadoras que foram mais procuradas no quarto mês de 2023 foi composto por profissionais com ensino médio completo e idade entre 18 e 24 anos, contratadas, principalmente, para atuar no setor de serviços com salário entre 0,51 e 1 salário mínimo. Houve também um saldo positivo para a faixa com ensino superior completo e idade variando dos 18 aos 49 anos.

Elas foram contratadas para trabalhar, especialmente, em micro empresas do setor de serviços, sendo observado também um saldo positivo nas pequenas e nas grandes empresas do setor. Os maiores desligamentos ocorreram entre as trabalhadoras com 30 anos ou mais, com escolaridade até o ensino médio completo, atuantes nas grandes empresas do setor industrial (na faixa salarial entre 0,51 e 1 salário mínimo), nas micro e pequenas empresas do comércio (principalmente na faixa salarial entre 1,01 e 1,5 salários mínimos) e nas pequenas e médias empresas da construção civil (em todas as faixas de até 4 salários mínimos).