Agenda

Unimontes – Oficina: “Leitura e Literatura: memórias, formação e trabalho docente”

By Ascom Unimontes

April 24, 2023

Dr. Elcimar Simão Martins (UECE) e Dndo. Francisco Thiago Chaves de Oliveira

26 de abril(Atividade online – 19h às 21h)Certificado de 2 horas para participantesMinistrado por: professores Dr. Elcimar Simão Martins (UECE) e Dndo. Francisco Thiago Chaves de Oliveira

Público-Alvo: Evento voltado para acadêmicos, profissionais e comunidade

Segue o link da Plataforma Even3 para inscrições:

https://www.even3.com.br/oficina-leitura-e-literatura-memorias-formacao-e-trabalho-docente-321236/

DESCRIÇÃO DA OFICINA: Michèle Petit, no livro Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva(2008), afirma que “[A] leitura tem o poder de despertar em nós regiões que estavamadormecidas. Tal como o belo príncipe de conto de fadas, o autor inclina-se sobre nós, toca-nosde leve com suas palavras e, de quando em quando, uma lembrança escondida se manifesta,uma sensação ou um sentimento que não saberíamos expressar revela-se com uma nitidezsurpreendente” (PETIT, 2008, p.7).

Nesse sentido, a leitura nos possibilita imaginar e construir nossos próprios discursos e, através da literatura, o leitor passa a ser tocado em esferas inimagináveis, modificando suas percepções de mundo, aguçando seu senso crítico e, ainda, faz repensar o seu papel na reconstrução da sociedade. Portanto, o objetivo desta oficina é travar discussões que perpassem o papel desempenhado pela leitura e literatura, além de destacar como o trabalho docente pode potencializar a formação de jovens leitores, discutindo a natureza e as funções do texto literário na sociedade contemporânea e como práticas de leitura literáriapodem contribuir para a nossa formação humana.

As reflexões que se pretendem com esta oficina abrangem, também, metodologias e práticas de leituras literárias na sala de aula.

Mediação: Rita de Cássia Silva Dionísio Santos e Alba Valéria Niza Silva

Organização:

Realização: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários-PPGLEL/UNIMONTES com apoio da Pró-Reitoria de Ensino Unimontes.

Apoio: Mestrandos equipe de comunicação (incluir nomes)

Jônatas (5 período de Letras; estagiário Profletras)

Elcimar Simão Martins

Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo.

Professor Adjunto C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UNILAB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE).

Francisco Thiago Chaves de Oliveira

Doutorando em Educação pelo PPGE-UeCe. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005). Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e Graduando em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). Atualmente é professor efetivo do Governo do Estado do Ceará. Atua principalmente nos seguintes temas e áreas de estudo: linguística, literatura, formação de professores, letras, comunicação, análise do discurso, produção de texto e tecnologias e ensino.

Também é professor universitário na área de Língua Portuguesa e Comunicação, desenvolvendo atividades docentes e orientações de pesquisa e projetos interdisciplinares. Desempenhou atividades em EAD e desenvolvimento de materiais didáticos e práticas de ensino utilizando recursos tecnológicos. Academicamente, nos últimos quinze anos, tem pesquisado sobre: formação de professores, didática e ensino de literatura.