Dr. Elcimar Simão Martins (UECE) e Dndo. Francisco Thiago Chaves de Oliveira
26 de abril(Atividade online – 19h às 21h)Certificado de 2 horas para participantesMinistrado por: professores Dr. Elcimar Simão Martins (UECE) e Dndo. Francisco Thiago Chaves de Oliveira
Público-Alvo: Evento voltado para acadêmicos, profissionais e comunidade
Segue o link da Plataforma Even3 para inscrições:
https://www.even3.com.br/oficina-leitura-e-literatura-memorias-formacao-e-trabalho-docente-321236/
DESCRIÇÃO DA OFICINA: Michèle Petit, no livro Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva(2008), afirma que “[A] leitura tem o poder de despertar em nós regiões que estavamadormecidas. Tal como o belo príncipe de conto de fadas, o autor inclina-se sobre nós, toca-nosde leve com suas palavras e, de quando em quando, uma lembrança escondida se manifesta,uma sensação ou um sentimento que não saberíamos expressar revela-se com uma nitidezsurpreendente” (PETIT, 2008, p.7).
Nesse sentido, a leitura nos possibilita imaginar e construir nossos próprios discursos e, através da literatura, o leitor passa a ser tocado em esferas inimagináveis, modificando suas percepções de mundo, aguçando seu senso crítico e, ainda, faz repensar o seu papel na reconstrução da sociedade. Portanto, o objetivo desta oficina é travar discussões que perpassem o papel desempenhado pela leitura e literatura, além de destacar como o trabalho docente pode potencializar a formação de jovens leitores, discutindo a natureza e as funções do texto literário na sociedade contemporânea e como práticas de leitura literáriapodem contribuir para a nossa formação humana.
As reflexões que se pretendem com esta oficina abrangem, também, metodologias e práticas de leituras literárias na sala de aula.
Mediação: Rita de Cássia Silva Dionísio Santos e Alba Valéria Niza Silva
Organização:
- Alex Fabiano Correia Jardim (Professor do PPGL/EL; Coordenador do Projeto Agenciamentos Contemporâneos; Coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia)
- Alba Valéria Niza Silva (Pofessora do PPGL/EL; Coordenadora Adjunta do Curso de Letras Português)
- Andrea Cristina Martins Pereira (Coordenadora do PPGL/EL)
- Elisângela Mesquita Silva (Coordenadora de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros)
- Enólia Nunes Ferreira Lopes (Coordenadora de Ensino Médio da Superintendência Regional de Ensino de Montes Claros)
- Geraldo da Aparecida Ferreira (Coordenador da Assessoria de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes
- Liliane Pereira Barbosa (Coordenadora do PROFLETRAS/UNIMONTES)
- Rita de Cássia Silva Dionísio Santos (Professora do PPGL)
- Sandra Ramos de Oliveira (Coordenadora Didática do Curso de Letras Português)
Realização: Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários-PPGLEL/UNIMONTES com apoio da Pró-Reitoria de Ensino Unimontes.
Apoio: Mestrandos equipe de comunicação (incluir nomes)
Jônatas (5 período de Letras; estagiário Profletras)
Elcimar Simão Martins
Pós-Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Ensino de Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Ceará e em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará. Licenciado em Letras com Habilitação nas Línguas Portuguesa e Espanhola e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Pedagogo pela Universidade Metodista de São Paulo.
Professor Adjunto C da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), com lotação no Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN). Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS/UNILAB), Vice Coordenador do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (PPGEF UNILAB-IFCE) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Coordenador Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID/UNILAB). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE).
Francisco Thiago Chaves de Oliveira
Doutorando em Educação pelo PPGE-UeCe. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005). Graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará (2001) e Graduando em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). Atualmente é professor efetivo do Governo do Estado do Ceará. Atua principalmente nos seguintes temas e áreas de estudo: linguística, literatura, formação de professores, letras, comunicação, análise do discurso, produção de texto e tecnologias e ensino.
Também é professor universitário na área de Língua Portuguesa e Comunicação, desenvolvendo atividades docentes e orientações de pesquisa e projetos interdisciplinares. Desempenhou atividades em EAD e desenvolvimento de materiais didáticos e práticas de ensino utilizando recursos tecnológicos. Academicamente, nos últimos quinze anos, tem pesquisado sobre: formação de professores, didática e ensino de literatura.