O Observatório Empoderamento do Feminino (OEF), projeto de extensão da Universidade Estadual de Montes Claros, promove nesta sexta-feira (27) uma série de palestras com várias convidadas para debater o tema “Terezas de Bengela do séc. XXI: lutas e resistências ao racismo e ao sexismo”. O evento acontece às 19h30, no Museu Regional da Unimontes.
Foram convidadas para participar dos trabalhos Amanda Souza, cantora e professora licenciada em música pela Unimontes, Eloyá Amorim, cabeleireira, estilista e historiadora, Rosana Santos, professora doutora do Instituto Federal do Norte de Minas (INFMG), que recentemente defendeu a tese “Entre a Casa Grande e o Borralho: As representações sociais sobre as trabalhadoras domésticas na novela “Cheias de Charme”, Cristina Borges, professora doutora do curso de Ciências da Religião da Unimontes, doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), que trabalhou a tese intitulada “Tambores do Sertão. Diferença Colonial e interculturalidade, entrelaçamentos entre umbanda e candomblé no Norte de Minas Gerais”; trabalha com os seguintes temas: interculturalidade, pensamento descolonial, epistemologias pós-coloniais, cultura e religiões afro-brasileiras, particularmente, no sertão norte-mineiro), e Luciana Axé, professora e capoeirista.
A atividade tem o apoio da Coordenadoria da Igualdade Racial (COPPIR), Coordenadoria da Mulher, Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB), Grupo de Estudos e Pesquisa Gênero e Violência (GV), (In)Serto, Grupo de Estudos Organizacionais: sociedade e feminismos (GEOSOF), Estudos Negros (Grupo de Estudos sobre Culturas de Matriz Africana e Indígena) e Filhas de Frida. Gratuito, a atividade concederá aos participantes certificação de 4h. O evento acontece no campus-sede em Montes Claros-MG.
SERVIÇO
Observatório Empoderamento do Feminino (OEF)- Ciclo de palestras
Data: sexta-feira (27)
Horário: 19h30
Local: Museu Regional do Norte de Minas/Unimontes