Notícias

Observatório da Unimontes mostra que mercado de trabalho em MOC teve saldo positivo em abril

By Christiano Lopes Jilvan

June 04, 2021

Estudo mostra influência da melhoria dos indicadores da pandemia e percentual de contratações superou ao do período do início de registro do Novo Coronavírus

Em abril de 2021, o mercado de trabalho formal de Montes Claros apresentou recuperação, com saldo positivo no comparativo aos dois meses anteriores na relação entre admissões e desligamentos. As demissões foram reduzidas e houve a abertura de 503 postos de trabalho. O resultado positivo foi influenciado pela melhoria dos indicadores da pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19) no município, conforme situação detalhada no mais recente boletim do Observatório do Trabalho do Norte de Minas (OTNM), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

O levantamento mensal é realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (Gepad), vinculado ao Departamento de Ciências da Administração da Unimontes.

“O crescimento significativo do saldo do mercado formal em abril em relação a fevereiro e março foi provavelmente influenciado pela melhoria nos indicadores da pandemia do município”, afirma o professor Roney Versiani Sindeaux, coordenador da pesquisa, realizada em conjunto com o também professor Rogério Martins Furtado de Souza.

“Observa-se, entretanto, que o saldo não foi provocado pelo aumento do número de admissões, que ainda permanecem um pouco abaixo que a média, mas sim pela redução do volume de desligamentos, que estavam em torno de 2,7 mil de média em cada um dos dois meses anteriores e caíram para cerca de 2,3 mil em abril”, destaca Sindeaux.

ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

Ele chama atenção para outro fator positivo: o número de postos de trabalho ocupados em Montes Claros já é superior ao de antes do início da pandemia da Covid-19, que começou no Brasil em março de 2020. O levantamento mostra que o crescimento de empregos formais no município em um ano foi de 1,73% acima da média nacional (1,19%).

De acordo com o levantamento do OTNM, em abril de 2020, Montes Claros teve 2.815 admissões (54,96% do sexo masculino e 45,04% do sexo feminino) e 2.312 desligamentos (54,37% do sexo masculino e 45,63% do sexo feminino).

O levantamento aponta que o grupo que obteve melhor resultado na relação entre contratações e demissões em Montes Claros em abril último foi de homens e mulheres na faixa etária entre 18 e 24 anos, com ensino médio completo. Também alcançaram bom resultado os jovens com até 17 anos e ensino médio incompleto, “provavelmente em função de programas de incentivo aos jovens aprendizes adotados principalmente por empresas do setor industrial para receber vencimentos de até 0,5 salário mínimo”, observa o pesquisador.

Na outra ponta, o grupo que obteve pior resultado em abril no mercado de emprego formal na cidade é formado por trabalhadores do sexo masculino, na faixa entre 30 a 39 anos e ensino médio completo e, ainda, os homens com 50 anos ou mais com apenas o ensino fundamental completo. Para as mulheres, o pior resultado ocorreu com o grupo a partir dos 30 anos, abrangendo do ensino médio completo à pós-graduação.

“Merece registro outra situação: os saldos das faixas com maior escolaridade foi negativo para as mulheres e positivo para os homens, inclusive na faixa dos 30 aos 39 anos. Com relação aos salários, os saldos negativos ocorreram nas faixas entre 5,1 e 10 salários mínimos e a de mais de 20 salários mínimos, principalmente para trabalhadores do sexo masculino atuantes na área de serviços”, explica o coordenador da pesquisa.

No caso das mulheres, o saldo negativo aconteceu na faixa do 0,5 a 1 salário mínimo no setor de comércio. Já os saldos positivos mais expressivos ocorreram na faixa entre 1,01 a 1,5 salários mínimos para homens e mulheres contratados para atuar no comércio. Houve, também, um saldo positivo expressivo na faixa de 0,5 a 1 salário mínimo para mulheres no setor de serviços.

SETORES QUE MAIS EMPREGARAM – Segundo a pesquisa da Unimontes, o setor de serviços continua liderando a geração de empregos formais em Montes Claros, respondendo por 237 vagas abertas no município em abril. Em seguida, aparecem o comércio (87 empregos), a construção civil (82), a indústria (70) e a agropecuária (27 empregos).