As obras físicas do Restaurante Universitário entraram na fase de conclusão no campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A partir de agora, serão feitos os esforços para agilizar a aquisição e instalação dos equipamentos de forma que o benefício seja entregue à comunidade acadêmica. Nesta terça-feira (22), o reitor João dos Reis Canela pôde conhecer de perto a atual fase das obras em visita à construção, juntamente com equipe técnica da universidade, pró-reitores, diretores de centros e outros integrantes da administração superior. Também participou da visita o ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida.
Na oportunidade, o engenheiro Orlando Caldeira Cunha, da empreiteira vencedora da licitação da obra, fez esclarecimentos sobre o andamento dos serviços. Ele destacou que cerca de 90% das obras físicas já estão feitos e que o término do prédio dependerá agora da instalação e compra dos equipamentos, cujo processo de licitação está sendo providenciado pela Unimontes.
NÚMERO DE REFEIÇÕES
Antiga reivindicação da comunidade acadêmica, o Restaurante Universitário começou a ser construído em meados de 2010, com recursos da ordem de R$ 1,2 milhão liberados pelo Governo do Estado. Ocupa um terreno de 1,1 mil metros quadrados (946 metros de área construída). O empreendimento terá capacidade para fornecimento de duas mil refeições/dia, em atendimento aos alunos, professores, servidores técnico-administrativos do campus-sede.
A visita contou com a participação das nutricionistas Rosani Silveira Guimarães e Eliete Fernandes Flávio, do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), que também serão responsáveis pela orientação sobre as instalações e o funcionamento da cozinha do Restaurante Universitário. Na oportunidade, explicaram sobre os procedimentos serão adotados para a higiene e a boa qualidade das refeições.
Conforme explicou Rosani Silveira Guimarães, a cozinha do restaurante universitário terá um sistema de fluxos, que permitirá que os alimentos venham ser preparados separadamente, por cada tipo: carnes, frutas, grãos e vegetais. Haverá também uma área específica de preparo dos alimentos, chamada de “cocção”.
O reitor João Canela destacou a importância da visita e ressaltou que foram altamente esclarecedoras as informações repassadas pela empresa. “Ficamos muito satisfeitos com o bom andamento das obras porque o Restaurante Universitário é uma reivindicação da comunidade acadêmica que contempla toda universidade”, afirmou João Canela.