Projeto do centro do programa Brasil Profissionalizado

Conteúdo do Site Antigo

Obras do Brasil Profissionalizado serão retomadas pela Unimontes em 6 municípios

By DTI

October 27, 2015

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), com o apoio do Governo de Minas Gerais, intensifica as obras do Programa Brasil Profissionalizado, que prevê a construção de 13 unidades no Estado. Acordo entre a Unimontes e as Secretarias Estado de Educação (SEE) e de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) prevê a liberação de R$ 33 milhões para a conclusão dos serviços do programa e possibilitará a retomada dos serviços de seis escolas que estão paralisados: Monte Azul, Janaúba, Espinosa, Grão Mogol, Joaíma e Taiobeiras.

O Programa Brasil Profissionalizado foi iniciado em janeiro de 2010, financiado com recursos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), com a contrapartida do Governo Estadual. Na ocasião, foi firmado convênio com previsão inicial de investimentos da ordem de R$ 96 milhões. A iniciativa também conta com a parceria dos municípios contemplados, que são responsáveis pela doação de terreno, infraestrutura necessária, pavimentação do acesso e acesso às redes de água, esgoto e energia elétrica. Cada unidade vai atender 1,2 mil alunos.

As obras de sete das 13 escolas previstas no programa continuam em pleno andamento (Lagoa Santa, Bocaiuva, Ibirité, Manga, Brasília de Minas, Pompéu e Unaí). Conforme o pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças da Unimontes, professor Roney Versiani Sindeaux, a previsão é para que sejam concluídas até outubro de 2016.

Roney Sindeaux explica que as obras de seis unidades ficaram temporariamente paralisadas, tendo em vista que a empresa vencedora da licitação abandonou as construções na fase inicial, em 2013. Houve necessidade de reajuste e de aumento da contrapartida do Governo do Estado de Minas Gerais para a retomada das obras.

O pró-reitor destaca que a liberação de recursos para a agilização e retomada de todas as obras do Programa Brasil Profissionalizado resulta de uma mobilização que envolveu lideranças políticas e outras secretarias do Governo Mineiro, como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor) e a Secretaria de Governo (Segov).

O professor Roney Sindeaux informa que, com o convênio firmado entre a Unimontes, a SEE e a Sectes, será promovida uma nova licitação para reiniciar a construção das unidades do Brasil Profissionalizado em Monte Azul, Janaúba, Espinosa, Grão Mogol, Joaíma e Taiobeiras.

A Unimontes iniciou uma série de visitas a estas cidades para avaliar o atual estágio das construções, visando o lançamento de novo edital de licitação para a retomada dos serviços. A previsão é que o novo edital deverá ser lançado até dezembro.

COMISSíO PARA CRIAÇÃO DE CURSOS

Foi formada uma comissão coordenada pela Sectes e pela Secretaria de Estado de Educação, com a participação de outras secretarias, que visa discutir quais os cursos serão criados nas unidades do Programa Brasil Profissionalizado em Minas Gerais.

A escolha dos cursos a serem criados será importante para a elaboração das propostas da liberação dos recursos do FNDE destinados aos laboratórios das escolas profissionalizantes. Já foi definido que a unidade de Lagoa Santa terá cursos voltados para a área de aviação.