Como forma de homenagear um dos maiores juristas do Norte de Minas e professor universitário com uma longa e sólida carreira, a 11ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Montes Claros instituiu a Comenda Doutor Danilo Pereira Borges, falecido no primeiro semestre do ano. E, na primeira edição da comenda, foram homenageados o reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; o vice-reitor, professor Dalton Caldeira Rocha; o assessor especial do gabinete do reitor, professor Sebastião José Vieira Viera, além de vários professores do curso de Direito da Unimontes.
A OAB explicou que a honraria é dedicada a operadores do direito, autoridades e cidadãos que, de maneira exemplar, contribuíram com dedicação ímpar para a causa da Ordem dos Advogados do Brasil e do Estado Democrático de Direito, destacando-se por seu notável comprometimento com os elevados princípios da advocacia. Seu excepcional desempenho profissional é dignamente reconhecido. E a escolha do professor Danilo Pereira Borges, professor do curso de Direito da Unimontes por décadas, reflete a sua contribuição na consolidação do direito e do ensino superior em direito no Norte de Minas, além de sua destacada atuação como advogado, sendo extremamente respeitado e admirado pelos colegas de profissão.
Ao agradecer a honraria, ainda mais especial por ter o nome de um dos mais influentes professores de direito da Unimontes e de Minas Gerais, o reitor Wagner de Paulo Santiago destacou que o nome do Doutor Danilo Pereira Borges se confunde com a própria história do curso de Direito da universidade, deixando um legado indelével e que servirá de inspiração para gerações. “Temos uma dívida de gratidão, talvez impagável, por toda a dedicação e brilhantismo do Doutor Danilo Borges.”
O reitor Wagner Santiago agradeceu a família do homenageado por ter compartilhado o talento de Danilo Borges com a Unimontes e lembrou que o professor era também um grande escritor. Aproveitou para compartilhar o trecho da crônica de “Nasce um ano-bom”, em que o escritor afirma que “a arrancada está dada”. A palavra de ordem é esperança. Esperança e fé!” Observou-se que a citação mostra um profissional cuja esperança se alicerçava no trabalho diário para a construção de uma sociedade e uma Unimontes cada vez melhor. “Isso é o que estamos fazendo em nossa Unimontes, construindo-a com trabalho diário em prol da sociedade.”
O presidente da OAB, professor Herbert Alcântara Ferreira, agradeceu aos homenageados e falou sobre a origem da Comenda. “Essa mesa reflete o que a sociedade e as instituições postas têm em relação à advocacia, respeito e lealdade institucional. Essa Comenda nada mais é do que a gratidão da advocacia por todos vocês que de alguma forma nas suas funções, ou no dia a dia, talvez até pessoal, entregaram ações em prol da valorização da advocacia. Saibam que essa comenda é resultado de um compromisso feito com o Dr. Danilo Borges de que fosse criado uma forma de agradecer às pessoas, não pelos cargos que já ocuparam, mas a OAB de Montes Claros, mas também aqueles que contribuíram e contribuem para a advocacia”.
A cerimônia solene foi realizada na sede da OAB Montes Claros e foi presidida pelo presidente da OAB, professor Herbert Alcântara Ferreira, contando com presença da vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputada estadual Leninha; o deputado estadual Arlen Santiago; o vice-prefeito de Montes Claros, professor Guilherme Guimarães; o juiz diretor do Foro da Comarca de Montes Claros, Geraldo Andersen; o comandante da 11ª Região de Polícia Militar, coronel César William Passos; o chefe do 11 Departamento de Polícia Civil, delegado Jurandir Rodrigues Cesar Filho, entre outras autoridades.
AGRADECIMENTO E AÇÕES
Após a entrega da comenda, o reitor parabenizou os advogados na pessoa da servidora vinculada à Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos DDRH Unimontes, Regiane Gonçalves dos Santos Oliveira recebeu a Carteira da OAB.
O reitor também fez um agradecimento especial aos deputados estaduais Leninha e Arlen Santiago que tem contribuído para o desenvolvimento da Unimontes. “Eles são defensores da Unimontes e da nossa região e tem nos ajudado a conseguir mais avanços nesta gestão. Muito obrigado!”
Quando estive em Salinas, terra de Dr. Danilo, e me fizeram um pedido: Quando a Unimontes vai implantar um curso de Direito em Salinas como homenagem ao Dr. Danilo? E eu passei esse recado aos departamentos do Curso de Direito, agora é com eles.”
O reitor lembrou também que a UNIMONTES está em Salinas, graças ao apoio do deputado estadual Arlen Santiago que conseguiu uma verba de 10 milhões para construção do prédio que abrigará o Campus Unimontes na cidade. “O prédio já está em construção com capacidade para abrigar cinco cursos”.
“Como reitor da Unimontes estou muito feliz com o momento que a universidade vive. Tivemos um número recorde com mais de 54.000 mil inscritos no nosso Vestibular, que já teve vagas para o novo curso de Psicologia. Estamos com uma comissão criada para criação do curso de Farmácia para o ano de 2024 e atender nossa região. E a nossa ideia é que a cada ano, possamos oferecer novos cursos para o desenvolvimento do Norte de Minas. A Unimontes está de portas abertas para todos como uma universidade pública, gratuita e de qualidade”, concluiu o reitor.