O Sistema Único de Saúde (SUS), prorrogou os 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva – UTI Adulto Tipo II – Covid-19, destinado ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HU Unimontes), para atendimento exclusivo aos pacientes por seis meses.
O Hospital Universitário HU-Unimontes integra a estrutura da Universidade Estadual de Montes Claros como unidade administrativa de planejamento, coordenação e execução. Conjuga as atividades de ensino, pesquisa e extensão e se destaca na prestação de serviços na área de saúde. Certificado como hospital de ensino pela Portaria Interministerial MEC/MS nº. 450, conta com 157 leitos cadastrados no CNES para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
No ano de 2022, o HU-Unimontes deu prosseguimento às suas ações de humanização, priorizando a assistência de qualidade à população. A unidade totalizou 558.488 procedimentos médico-hospitalares, entre consultas, exames, cirurgias e outros serviços. O hospital é eminentemente público e dedica 100% da sua capacidade instalada para o SUS, garantindo atendimento gratuito à população de Montes Claros e da macrorregião Norte de Minas.
O hospital é classificado nas áreas de urgência e emergência como Trauma Nível II e conta com uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica, uma UTI de adultos e Pronto Socorro com atendimento 24 horas. Foi a primeira unidade hospitalar do Estado de Minas Gerais a implantar a classificação de risco com base no Protocolo de Manchester.
O HU-Unimontes dispõe de um Centro de Ensino Multiprofissional com infraestrutura necessária para o atendimento aos alunos de graduação da área da saúde e dos cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, além do desenvolvimento das atividades das Residências Médicas e cursos de pós-graduação “Lato Sensu”. No escopo das ações de educação continuada a instituição conta ainda com um Núcleo de Desenvolvimento Humano (NDH) que trabalha de modo contínuo para o aprimoramento dos servidores e consolidação das metas de desenvolvimento conforme as mais modernas ações gerenciais de educação permanente em saúde.
Conta com o Laboratório de Pesquisas em Saúde, que realizada pesquisas na área de concentração saúde coletiva e mecanismos e aspectos clínicos das doenças. A unidade recebe acadêmicos de graduação e pós-graduação, que aprendem a lidar com a prática laboratorial referente aos projetos de pesquisa de iniciação científica dos cursos de mestrado e doutorado.
O Hospital se destaca pela promoção da saúde e pela constante busca do aprimoramento de seus procedimentos, focalizado no cuidado com as pessoas e no atendimento humanizado. Dispõe de corpo clínico especializado, que busca a humanização e qualidade na assistência aos usuários do SUS. Os investimentos em tecnologia, infraestrutura e crescimento profissional reafirmam seu compromisso como instituição de saúde moderna e avançada, voltada para o diagnóstico, tratamento e prevenção expresso através de seu vasto parque tecnológico na área de imagem e terapia intensiva e na informatização dos processos realizados no âmbito assistencial e administrativo com suporte especializado em tecnologia da informação.
Considerando a busca constante por qualidade e segurança do paciente, a instituição trabalha, há mais de uma década, com uma estrutura de Escritório de Qualidade agregado ao Núcleo de Segurança do Paciente, onde, de acordo com as normas atuais do Ministério da Saúde e as mais recentes evidências e protocolos internacionais como o Protocolo de Londres, tem implementado e fortalecido a cultura de segurança no intuito de redução de erros e falhas relacionadas à assistência na instituição.
Atendimento às gestantes de alto risco
O HU é referência no atendimento às gestantes de alto risco, vítimas de violência sexual e infrafamiliar, pacientes com transtorno mental, clínica médica, portadores de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), dentre elas, a AIDS, cirurgia geral, tuberculose, otorrinolaringologia (corpos estranhos em ouvido, nariz e orofaringe), ginecologia/obstetrícia, tuberculose, leishmaniose visceral e cutânea, tratamento clinico em infectologia e pediatria, além da aplicação de soro para vítimas de mordeduras de cães, gatos e acidentes causados por animais peçonhentos.
Fonte: Jornal Gazeta Norte Mineira