Notícias

O HU é a nossa maior sala de aula e orgulho da universidade”, destaca reitor

By Wesley Gonçalves De Souza

June 27, 2019

O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) professor Antonio Alvimar Souza se reuniu na manhã desta quinta-feira (27/6) com servidores do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF) para um alinhamento estratégico das ações da instituição. Na oportunidade, ele ressaltou a importância da unidade na formação de recursos humanos para a saúde e para a assistência à população.

“Temos o papel e obrigação em defender o quanto importante o HUCF é dentro do processo histórico da Unimontes. Os seus servidores prestam um trabalho de qualidade para todo o Norte de Minas. Estamos em constante diálogo com o Governo do Estado que também reconhece a importância do HUCF e da Unimontes dentro do universo educacional, sendo referência no ensino, pesquisa e extensão e prestação de serviços à população, principalmente a mais necessitada”, enfatizou o reitor, que enalteceu a relevância do HUCF como hospital de ensino. “O  HUCF é a nossa maior sala de aula e orgulho da universidade. É parte da Unimontes”, destacou o professor Antonio Alvimar Souza.

Príscilla Menezes, Superintendente do HUCF, durante conversa com servidores do hospital | Fotos: Alex Sezko/Unimontes

Um dos desafios da atual gestão da Unimontes é melhorar a prestação de serviços ofertados à população. Precisamos fazer os ajustes dentro da realidade orçamentária, tornando os processos de gestão mais eficientes. “Tais melhorias dependem de todos nós. Cada um deve fazer a sua parte dentro da comunidade universitária. Esta gestão se pauta pela lisura, transparência e diálogo com todos os servidores e com o Estado”, pontua.

UNIMONTES EM NÚMEROS

“Estamos estabilizando a Unimontes para trabalhar outros procedimentos que se fazem necessários”, disse o reitor Antonio Alvimar

A Unimontes capacita para o mercado de trabalho, anualmente, cerca de 1 mil profissionais da  área de saúde. “E não tem como não contar com o Hospital Universitário nesse processo de mão de obra qualificada. O HUCF é extremamente importante em todo este processo, e a gestão da universidade vai continuar em busca de melhorias para os servidores. Não podemos negligenciar o momento de crise em que vivemos no Brasil e em Minas”, pontuou.

A superintendente do HUCF Príscilla Izabella Fonseca Barros de Menezes ressaltou a necessidade de união dos servidores neste momento de crise pelo qual passa o Brasil e o Estado, o que acaba afetando a todos os setores, inclusive educação e saúde.

“Precisamos unir forças agora ainda mais para juntos buscarmos soluções e termos uma gestão mais eficiente. Por isso, reforço a participação de todos para contribuir na construção de maior conscientização do consumo responsável. São pequenos gestos que irão ajudar durante este período de contenção. Se cada um fizer a sua parte, certamente todos nós sairemos ganhando”, ressaltou a superintendente.  

Para a servidora técnico-universitário Dalila Ferreira Santana, a reunião com os gestores da Unimontes e HU foi bastante esclarecedora e positiva. ” A reunião realizada trouxe alguns esclarecimentos acerca de assuntos que estavam dispersos e incertos entre os servidores do hospital, tais como a situação da Unimontes no contexto econômico que o Estado enfrenta”, disse.

O reitor salientou que a Universidade trabalha de forma planejada, buscando a eficiência em suas atividades. “Quando chega um paciente no hospital em estado crítico, a primeira coisa que precisamos fazer é estabilizá-lo para depois outros procedimentos. Assim também será nesta gestão”, comparou. “Estamos estabilizando a Unimontes para que, depois, possamos trabalhar outros procedimentos que se façam necessários, sem abrir mão da qualidade, do respeito aos servidores e a sua valorização”, concluiu Antonio Alvimar.