Conteúdo do Site Antigo

Nutrição e Saúde

By DTI

March 19, 2013

     Em busca de uma vida mais saudável

A Páscoa cristã é o período de comemoração de um dos acontecimentos históricos mais importantes para a humanidade, em que recordamos todo o ato de morte e ressurreição de Cristo. Nessa ocasião, é importante nunca esquecermos o verdadeiro sentido da páscoa. Essa festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, oferecidos como presentes.

E, em meio a celebração, temos, também, a expectativa dos chamados “chocólatras”. Diante de tantas tentações, guloseimas e calorias, como participar de tudo isso, aproveitando e não abusando demais para não adquirir uma dor de cabeça e arrependimento pós páscoa? 

O consumo de chocolate eleva os níveis de serotonina e endorfina, neurotransmissores que provocam uma sensação relaxante e de bem-estar. Além disso, o chocolate contém polifenóis (flavonóides), uma substância que têm um efeito benéfico na prevenção de doenças cardiovasculares e no fortalecimento do sistema imunológico.

Quando falamos de chocolate, sabemos que o cacau, um dos componentes usados para a fabricação do mesmo, tem imensos benefícios à saúde, porém, em contra partida, na composição do chocolate, há muita gordura e açúcar que, em excesso, podem nos trazer muitos males, como por exemplo, o diabetes. 

Diante disso, atenção: na compra do produto, ficar atendo às informações nutricionais e optar pela classe do chocolate amargo, que oferece maior quantidade de oxidantes. 

Evitem os chocolates brancos e os chocolates finos, pois, para todo esse sabor e fineza, pagamos um preço. Em sua composição, eles não usam o cacau em si, mas utilizam a manteiga do cacau, o que significa que ingerimos mais calorias, sem nenhum ganho à saúde. 

Então, o ideal é analisar os que têm maior concentração de cacau, pois os grãos do cacau são ricos em flavonóides, componentes vegetais com poderosas propriedades antioxidantes, como aquelas que encontramos no vinho tinto. Quando utilizado a pasta, porém, boa parte desses valores se perdem. Portanto, o melhor é o chocolate amargo. Mesmo assim, o amargo deve ser consuo com moderação, pois não estão livres das concentrações de açúcares. 

 

Dicas  para uma páscoa menos calórica e mais saudável

– Consuma chocolate, em quantidade moderada, cerca de 40g/dia, duas barrinhas pequenas;

– Dê preferência ao amargo ou meio amargo, depois de uma refeição principal, por exemplo, logo após o almoço;

– Aumente o consumo de saladas; – Opte pelo consumo de carnes brancas, de preferência o peixe, que, além de combinar com a data, é muito nutritivo e contém menos calorias que alguns cortes de carnes vermelhas;

-Diminua o consumo de massas (arroz, macarrão, batatas etc.);

-Evite o consumo de frituras e gorduras;

-Ingira, em média, 2 litros de água/dia no mínimo;

– Evite abusar dos açúcares ou doces nas demais refeições do dia, afinal, você já comeu a sua cota em chocolate; – Proqueimar as calorias a mais do chocolate consumido; exercite-se mais; pratique atividade física!

Uma feliz e abençoada páscoa!

  

Gislaine Cândida Batista Jorge é nutricionista Clínica, especialista em Terapia Nutricional e Educação em Saúde e Coordenadora do Programa Nutrição e Saúde Unimontes

Local de atendimento: Ambulatório de Nutrição Clínica – 9º andar do CAETAN- Centro Ambulatorial de Especialidades Tancredo Neves do Hospital Universitário Clemente de Faria.

As consultas para servidores devem ser agendadas no SESEST pelos telefones (38) 3229 8576/ 8571

Fontes: Krause, Alimentos, Nutrição e Dietoterapia/ wikipedia.org