Notícias simples

Núcleo de Estudos, Pesquisa e Intervenção em Serviço Social participa e integra a organização da capacitação para conselheiros tutelares do Norte de Minas Gerais

By Ascom Unimontes

June 08, 2020

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Intervenção em Serviço Social (NEPISS), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Montes Claros, participa, nessa terça-feria (9/6), das 8 às 16 horas, da Formação Continuada para Conselheiros Tutelares – Virtual, em parceria com a AMAMS – Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene, Ministério Público e Fórum Mineiro de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares.

A capacitação, destinada à formação continuada dos conselheiros tutelares dos 89 municípios do Norte de Minas, será na modalidade virtual, considerando o contexto da atual pandemia.

Desde 2017, a Unimontes, por meio do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Serviço Social – NEPISS, coordenado por professoras do curso de Serviço Social, participa dessa  proposta de formação continuada de Conselheiros Tutelares, firmada a partir de um Termo de Convênio institucional, entre a universidade, a Coordenadoria Regional das Promotorias da Infância e Juventude do Norte de Minas, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene – AMAMS e o Fórum Mineiro de Conselheiros Tutelares.  

Desde então, vários cursos para qualificação do trabalho foram realizados para qualificação do trabalho desses profissionais indispensáveis para a constituição do Sistema de Garantia de direitos para todas as crianças e adolescentes.

Em 2020, com a pandemia pelo COVID-19, a formação presencial será substituída pela capacitação virtual, inaugurando um leque de atividades a serem desenvolvidas ao longo do ano. O primeiro encontro, viabilizado pelo Google Meet, contará com a participação de Promotores Regionais, de analistas do MPMG, de professoras do Curso de Serviço Social da UNIMONTES e Conselheiros Tutelares.

A atividade foi definida após uma pesquisa feita junto aos conselheiros tutelares, com o intuito de identificar os principais desafios e demandas. “Pautados pelo compromisso com a garantia dos direitos e preocupados com as possíveis subnotificações das situações que violam  direitos do segmento infanto juvenil. Os representantes dos órgãos envolvidos desenvolveram uma pesquisa, a partir do Google Drive, para identificar as dificuldades enfrentadas por esses conselheiros no exercício cotidiano. Com base nessa pesquisa, foi identificada a necessidade de continuação dos trabalhos de formação, a princípio na modalidade virtual, em decorrência da pandemia, com os temas sugeridos por eles”, destacou a professora Geusiani Pereira Silva, coordenadora do NEPISS.