Foram empossados os novos diretores dos Centros de Ensino da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A solenidade de transmissão dos cargos foi realizada na noite dessa quarta-feira (8/4), no Auditório “Mário Ribeiro da Silveira”, no prédio 6, do campus-sede. Assumiram as funções para a gestão 2015/2019 as professoras Graciana Guerra David (Centro de Ciências Biológicas e da Saúde/CCBS), Maria ngela Figueiredo Braga (Centro de Ciências Sociais Aplicadas/CCSA) e Mariléia de Souza (Centro de Ciências Humanas/CCH) e o professor Guilherme Barbosa Vilela (Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas/CCET).
O ato foi presidido pelo reitor, professor João dos Reis Canela, com a participação do vice-reitor Antonio Alvimar Souza e do assessor de Relações Institucionais da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), José Pedro Cordeiro – representante do titular da pasta, deputado Miguel Corrêa Junior. O evento também contou as presenças de pró-reitores, diretores, assessores, alunos, familiares dos diretores de centros e outros convidados. Os professores José Higino e Maristela Cardoso e acadêmicos do curso de Artes/Música fizeram uma apresentação durante o evento.
“Registramos mais uma página da história da Unimontes. Agradecemos aos professores que cumpriram o mandato com tolerância e capacidade de trabalho na construção da universidade. Avançamos, com dificuldades e habilidades”, pontuou o reitor João Canela. Sobre os novos diretores de centros, ele destacou: “reiteramos a vontade indiscutível de todos em fazer o bem a nossa Unimontes e de continuar o processo positivo de transformação da sociedade”.
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
Docente do curso de Medicina, Graciana Guerra David foi empossada para a direção do CCBS, o que considera como uma oportunidade de crescimento profissional e de compromisso para que a Unimontes se consolide como uma universidade pública e de qualidade. “Fui acolhida pela Unimontes e sou grata por isso. Somos aprendizes em um mundo mais fraterno e vamos caminhar no ritmo dos desejos da comunidade acadêmica”, disse. Diretora do referido centro nas últimas duas gestões, a professora Maria das Mercês Borém Corrêa Machado fez um agradecimento coletivo: “o momento merece um instante de reflexão. Educar é um sentimento vinculado à arte de viver. Obrigado a todos”.
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
“Assumimos a função de diretora com a disposição de trabalhar coletivamente. Faremos da gestão uma escuta sensível da realidade de cada segmento em nosso centro”, disse a professora Maria ngela Figueiredo Braga, primeira mulher a assumir a direção do CCSA/Unimontes. Ela destacou a qualidade da Unimontes como conseqüência das pessoas que fazem parte do dia a dia da instituição. Por motivo de saúde, o então diretor do Centro, professor Paulo César Mendes Barbosa, não pôde comparecer à solenidade.
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Ao assumir a direção do CCH, a professora Mariléia de Souza afirmou como compromisso a necessidade de harmonizar os ambientes para superar os desafios e as adversidades das licenciaturas, como a evasão e o número ainda aquém do ideal nas inscrições em processos seletivos. “Precisamos assimilar e ter habilidades para lidar com as mudanças nas graduações. Os anseios sociais, econômicos e culturais não são mais os mesmos de décadas atrás”, pontuou. O professor Antônio Wagner Veloso Rocha foi o diretor da unidade na última gestão e ao transmitir o cargo falou sobre “o orgulho em contribuir com o crescimento da Unimontes, em especial com a conquista do centro de pesquisa em Ciências Humanas”.
O assessor de assuntos institucionais da Sectes, José Pedro Cordeiro, destacou o momento de renovações pelo qual o Estado passa. “Muito importante ouvir as pessoas que estão ambientadas à Universidade. A Unimontes é uma instituição que presta serviços relevantes em praticamente todo o Estado e precisa de um olhar diferenciado. A Sectes estará presente para buscar novos investimentos e ampliar as ações de inovação”, disse o assessor.