Oferta é para 11 municípios, com participação aberta a toda a comunidade e ajuda de custo para cada aula assistida
A atuação da Universidade Estadual de Montes Claros na oferta de cursos profissionalizantes conta com o incremento do Programa Novos Caminhos, do Governo Federal, ministrado por meio de convênio com o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT). Em novo edital, a Unimontes está oferecendo 570 vagas para a formação de 19 turmas em nove cursos, com alcance em 11 municípios do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Região Metropolitana.
As inscrições podem ser feitas até a próxima quarta-feira, dia 13 de abril, no formato online, com o preenchimento de formulário eletrônico (clique aqui). Todos os cursos são oferecidos gratuitamente, e podem participar qualquer pessoa da comunidade. “Um dos diferencias está na possibilidade de incremento em processos produtivos e de gestão, com perspectiva de melhorar a renda familiar”, sugere o diretor do CEPT, professor Márcio Antônio Alves Veloso.
Após as inscrições, a classificação final será definida de acordo com critérios sociais, com prioridade para alunos da rede pública, pessoas com deficiência, beneficiários de programas sociais (federais e estaduais), dentre outros. Há um auxílio de R$9,00 por cada aula assistida, para custeio do transporte e alimentação.
DETALHES
O professor Geraldo Herystarley Veloso é o coordenador institucional do Programa Novos Caminhos no âmbito do CEPT/Unimontes, e explica que os cursos ofertados são de formação inicial ou continuada. As aulas são presenciais nos respectivos municípios, de segunda a sexta-feira. O limite é de 30 vagas por cada turma, com atividades noturnas na maior parte dos cursos. A carga horária varia entre 160 e 200 horas/aula.
“São cursos de curta duração, de caráter profissionalizante, com a expectativa de dar oportunidade às pessoas dos mais diversos perfis a incrementar suas atuais atividades ou mesmo buscar uma nova fonte de renda, com orientação, conhecimento e organização”, destaca o coordenador.
Dependendo da área de conhecimento do curso, há critérios para a participação como o nível de ensino: fundamental I (1ª à 5ª séries) ou fundamental II (6ª à 9ª séries). Esta será a primeira oferta em 2022 do CEPT/Unimontes por meio do Programa Novos Caminhos. No segundo semestre, será lançado novo edital, com novos cursos e novos polos.
CURSOS E SEDES
BOCAIUVA – apicultor (ensino fundamental I incompleto) e produtor de produtos apícolas (ensino fundamental II completo); CAPELINHA – assistente administrativo (ensino fundamental II completo); ESPINOSA – assistente administrativo (ensino fundamental II completo) e promotor de vendas (ensino fundamental II completo); GLAUCILÂNDIA – assistente administrativo (ensino fundamental II completo) e promotor de vendas (ensino fundamental II completo); GRÃO MOGOL – assistente administrativo ensino (ensino fundamental II completo);
E ainda: JANUÁRIA – agente de informações turísticas (ensino fundamental II completo) e cuidador de idoso (ensino fundamental II completo); JAPONVAR – assistente administrativo (ensino fundamental II completo) e promotor de vendas (ensino fundamental II completo); LAGOA SANTA – agente de limpeza e conservação (ensino fundamental I incompleto) e agricultor orgânico (ensino fundamental I incompleto); MANGA – assistente administrativo (ensino fundamental II completo); MIRABELA – assistente administrativo (ensino fundamental II completo) e promotor de vendas (ensino fundamental II completo) e MONTES CLAROS – programador de sistemas (ensino fundamental II completo) e agente de informações turísticas (ensino fundamental II completo).
SAIBA MAIS: acesse relação de polos, cursos, turmas e locais/turnos das atividades (PDF)