Conteúdo do Site Antigo

Novos acadêmicos da Unimontes recebem boas-vindas com uma série de atividades

By DTI

March 08, 2016

Os estudantes que ingressaram na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) neste semestre são recepcionados com uma série de atividades solidárias e ambientais, também com a oportunidade de conhecer melhor a estrutura da instituição. As ações estão inseridas na 1ª Unicalourada 2016, iniciada no dia 1º de março e que se estenderá até o dia 10 de abril. Um dos objetivos da iniciativa é o estímulo ao “trote solidário”.

“A proposta é conscientizar os acadêmicos para que o trote violento com práticas constrangedoras e humilhantes seja evitado, dando lugar à humanização”, afirma o professor Gilson José Fróes, responsável pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão – promotora da Unicalourada.

Confira

Neste semestre, 902 novos alunos ingressaram na Unimontes aprovados no Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES) e pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) – que foi adotado pela Universidade pela primeira vez.

Dentro da programação, na manhã desta quarta-feira (9/3), o reitor em exercício da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, ministrará palestra de boas-vindas aos calouros, às 7h30, no auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6 do campus-sede). O tema será “Humanização”. Na oportunidade, também será apresentada a estrutura da instituição, que conta com 8.142 alunos matriculados nos cursos regulares de graduação.

TROTE AMBIENTAL

Na manhã do último sábado (5/3), foi realizado o “Trote Ambiental”, com a participação de 40 calouros dos cursos Geografia, Biologia e Engenharia Civil. Os acadêmicos fizeram uma visita ao Parque Estadual da Lapa Grande (a cinco quilômetros da área urbana de Montes Claros), onde houve a preparação e o plantio de mudas de espécies nativas da região, além do trabalho de limpeza e organização da unidade. A ação contou com o apoio da Organização Vida Verde (Ovive).

AÇÃO CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

No próximo dia 18, os calouros vão participar de uma ação contra o mosquito Aedes aegypti, vetor da Dengue, da Chikungunya e do Zika Vírus. A atividade acontecerá de 7 às 12 horas, na Escola Estadual Maria Conceição Avelar, no Bairro Eldorado, envolvendo os cerca de 700 alunos do educandário.

Estão previstos concursos de desenho (para os estudantes do ensino fundamental) e de redação (ensino médio), com o tema “O Combate ao Aedes Aegypti”. Ação será encerrada com uma caminhada no Bairro Eldorado e adjacências, com o objetivo de chamar atenção dos moradores para as medidas necessárias para se evitar a proliferação do mosquito.

O estimulo à doação de sangue também está entre as metas da Unicalourada. No dia 29, os calouros receberão uma capacitação para atuar como voluntários na triagem dos doadores de sangue do Hemocentro (Hemominas) em Montes Claros.

No encerramento da programação, no dia 10 de abril, das 7 às 12 horas, acontecerá uma calourada conjunta na Praça dos Jatobás, reunindo novos alunos da Unimontes e de outras instituições de ensino superior de Montes Claros: Faculdades Unidas Norte de Minas (Funorte), Faculdades Integradas Pitágoras (FIP-Moc), Faculdades Santo Agostinho e Faculdades de Saúde Ibituruna (Fasi). A iniciativa conta com o apoio da Maçonaria.