Professor Márcio Antônio Silva

Conteúdo do Site Antigo

“Novembro Negro”: NEAB lançará livros sobre desigualdades e estudos afro-indígenas durante o 12º FEPEG

By DTI

November 19, 2018

Em comemoração ao mês da “Consciência Negra”, a Universidade Estadual de Montes Claros promoverá um evento especial para divulgar os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB/Unimontes). Será o “Novembro Negro”, no dia 29/11, durante o 12º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão (FEPEG).

Conforme a programação, haverá lançamento de livros e uma mesa redonda, com participação aberta aos professores, pesquisadores, acadêmicos, mestrandos e doutorandos, além de entidades representantes do movimento negro e a comunidade em geral.

Os trabalhos acontecerão no auditório do prédio 1, do campus-sede, a partir das 19 horas. Uma das obras será apresentada pelo professor Daniel Antunes. É o livro: “Invisibilidade: Desigualdade e Vulnerabilidade em Saúde”. Logo em seguida, será apresentado o livro: “Estudos Agro-Indígenas: Religiosidades e Educação”, com abordagem do professor José Maria de Carvalho.

Em seguida, os professores doutores Ivete Batista da Silva Almeida e José Benedito de Almeida Júnior, ambos da Universidade Federal de Uberlândia, participam da mesa de debate, sob coordenação da professora ngela Cristina Borges.

SALINAS

Em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), o coordenador do NEAB/Unimontes, professor doutor Márcio Antônio Silva esteve na cidade de Salinas, na última semana, para ministrar a palestra “As Cotas Raciais no Brasil”. A promoção foi aberta à comunidade em geral, com destaque para a participação de alunos do ensino fundamental e médio.

O evento marcou, também, o lançamento do livro “Estudos Afro-Indígenas: Religiosidades e Educação”, que reúne trabalhos produzidos por diversos autores como o pesquisador Laio Marques Silva, do próprio IFNMG. Participaram dos trabalhos a diretora do ensino fundamental do IFNMG, Wânia Silvinha Loiola de Oliveira, e a coordenadora do NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Instituto Federal), Thaís Larissa – organizadora do evento.