A transformação de qualquer atividade educativa em jogos eletrônicos e analógicos é a chamada “gamificação” do aprendizado. E associar a diversão ao ensino foi uma das atividades que o Núcleo Educar (Núcleo Interdisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação), da Universidade Estadual de Montes Claros, ofereceu ao público visitante do 9º Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão, da Universidade Estadual de Montes Claros (Fepeg/Unimontes).
Ao longo do evento, o Núcleo apresentou em seu estande os projetos desenvolvidos no âmbito da Universidade, entre os quais os resultados de oficinas temáticas para a produção de games. Isto porque a participação no Fepeg marca o encerramento do 1º Educ@ar Games, evento que teve início na primeira semana de setembro.
O trio formado por Albert Matheus Andrade, Alex Vinícius e Rodrigo Silva, da Escola Estadual Delfino Magalhães (equipe “Gamers”), foi o vencedor da maratona de gamificação, com o desenvolvimento de um jogo sobre matemática (operações de multiplicação). O prêmio (um notebook) foi entregue nesta sexta-feira (25/9), durante o Fepeg.
Ainda no Fórum, o Núcleo realizou a palestra sobre Letramento Digital, com mestre e doutorando Marcelo Miranda Lacerda, professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), com a participação de acadêmicos e professores.