Conteúdo do Site Antigo

Negociações sinalizam para a concessão de novas bolsas de estágio e mais melhorias para acadêmicos

By DTI

June 28, 2016

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) sinaliza a possibilidade de concessão de mais bolsas de estágio para os alunos dos cursos de graduação. Outro benefício para a comunidade estudantil está na possibilidade de execução do projeto de ampliação do espaço físico do Restaurante Universitário (RU) e na continuação das obras de implantação das áreas de convívio no campus-sede.

Estas propostas, que estão sendo viabilizadas a partir do empenho da gestão superior junto ao Governo do Estado, foram discutidas durante a reunião do reitor João dos Reis Canela, do vice-reitor Antonio Alvimar Souza e pró-reitores com a representação do Diretório Central dos Estudantes (DCE), na tarde dessa segunda-feira, no Salão dos Conselhos (prédio da Reitoria). “Tratamos de temas que já estão inseridos nas intenções da Universidade e, do ponto de vista legal, buscamos consolidar as perspectivas de benefício para os acadêmicos da Unimontes”, ressaltou o reitor.

Ampliação das vagas de estágio foi previamente discutida na semana anterior, em reunião na Cidade Administrativa entre a Reitoria, DCE e as Secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e de Planejamento e Gestão (Seplag). Este primeiro momento foi coordenado pelo subsecretário de Ensino Superior da Sectes, Márcio Rosa Portes, com foco no início da implementação do programa de assistência estudantil tanto na Unimontes como na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). “Desde abril, o Governo de Minas e as universidades constituíram um espaço de discussão com a representação estudantil. E diálogo e empenho não faltaram”, pontuou Portes.

A proposta inicial sugere a concessão da bolsa permanência como auxílio para os estudantes carentes. No entanto, conforme pontuou o Governo do Estado, a legislação impede que novos benefícios sejam criados em ano eleitoral e, por isso, a alternativa temporária passa a ser a ampliação de estágios.

Atualmente, a Unimontes oferece aproximadamente 230 bolsas de estágio aos acadêmicos de seus diversos cursos de graduação. A concessão de novas bolsas atenderia mais 370 alunos, por um período de cinco meses, a partir de agosto próximo – mediante o retorno imediato às aulas por parte dos estudantes – conforme acordo firmado com o Governo do Estado. Em julho, após a autorização de implementação, serão elaborados os editais e realizado o processo de seleção – coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e com participação do DCE. Os recursos, da ordem de R$ 1.220 milhão, seriam viabilizados a partir do orçamento de suplementação do Estado, conforme sinalizou a Sectes.

TRATATIVAS

Ainda conforme as proposições apresentadas na 1ª Conferência de Assistência Estudantil, realizada há dez dias pela Unimontes, e das tratativas das reivindicações apresentadas pela gestão superior e DCE já discutidas com o Governo de Minas, está a ampliação do Restaurante do campus, com recursos da ordem de R$ 950 mil. A unidade, atualmente, atende a quase dois mil usuários/dia, sendo 94% de estudantes.

Sobre as áreas de convívio, já estão finalizados os espaços urbanizados entre os prédios 2 e 3 do campus-sede. A obra próxima ao Centro Esportivo Universitário está em andamento e, a seguir, será executado o projeto de área de convívio entre os prédios 1 e 2, que registra um fluxo maior de acadêmicos nos três turnos de aula.

MAIS PROPOSTAS

No encontro dessa segunda-feira, o reitor João dos Reis Canela apontou o amplo interesse da gestão em ampliar as ações da Comissão Paritária de Políticas Estudantis da Unimontes (instituída em portaria), com a discussão das ações de implantação da Diretoria de Assistência Estudantil, vinculada à Pró-Reitoria de Extensão. Como pauta prévia, a criação de modalidades distintas para usuários do RU, especialmente para os alunos que ingressaram pelo sistema de reserva de vagas, e a flexibilização curricular – inclusive com a realização de um fórum com a participação de universidades que já adotaram este modelo.

As ações no âmbito da Unimontes estão servindo como subsídio para o Governo de Minas implementar o Plano Estadual de Assistência Estudantil, que será elaborado a partir do processo de revisão da Lei 15.259/2004 – do sistema de reserva de vagas para as universidades do Estado.