Conteúdo do Site Antigo

Nas 2ª e 3ª etapas, PAES registra 360 ausentes entre os 8,6 mil candidatos

By DTI

November 27, 2011

Índice de abstenção de 4,15% nas 2ª e 3ª etapas do Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior, que a Universidade Estadual de Montes Claros realizou na tarde/noite deste domingo (27), em Montes Claros, Belo Horizonte e nos 11 campi do Norte e Noroeste de Minas e Vale do Jequitinhonha. Dos 8.679 candidatos, 360 não compareceram aos locais dos exames, das 15 às 19 horas.

Pela manhã, foram realizadas as provas da 1ª etapa para 6.674 alunos da 1ª série do ensino médio, com abstenção de 6,26%. O gabarito oficial de todas as etapas já está disponível no endereço eletrônico da Comissão Técnica de Concursos da Unimontes e apenas os candidatos inscritos na 3ª etapa (3.336) concorrem às 685 vagas oferecidas em 63 cursos.

RESULTADO – O resultado final será divulgado no dia 13 de janeiro de 2012, na sede da Cotec, no campus-sede, e no portal da Cotec. No entanto, no dia 18 de dezembro, ainda serão aplicadas provas teóricas de música e de instrumento somente para os concorrentes ao curso de Artes/Música.

Aluno da Escola Estadual Fernão Dias, em Itacambira, Pablo Moura fez as provas da 2ª etapa. Teve dificuldades com as questões de Matemática, Química e Física, que considerou “complicadas”. Segundo ele, a própria escola incentiva os alunos a fazer o vestibular seriado. “É bem melhor porque não acumula as matérias”, avaliou o jovem.

Candidatas ao curso de Educação Física (Bacharelado) na 3ª etapa do PAES, Karini Danielle de Jesus e Lohaine Pereira, ambas de 17 anos e alunas da Escola Estadual Levi Durães (Montes Claros), elogiaram a escolha do tema para a redação, que abordou a influência das redes sociais nas formas de linguagem dos jovens. “Algo bem atual e por isso não tive dificuldade”, disse Lohaine.

PARTICIPAÇÃO DAS MíES

Embora esteja acostumada ao ambiente universitário por ter se graduado em Letras/Português, a servidora pública Sílvia Guimarães Moratori, de São João da Ponte (Norte de Minas), se dizia emocionada enquanto esperava pelo filho Pedro, que fazia as provas como candidato ao curso de Medicina, na 3ª etapa. “Estou justamente ao lado do prédio onde estudei por quatro anos até me formar. No último ano de curso, subi essas mesmas rampas até os últimos momentos da gestação do Pedro”, disse.

Graduada em 1994, quando o filho tinha apenas sete meses de vida, Sílvia tem o diploma em Letras/Português pela Unimontes e recorreu ao tricô para passar o tempo do lado de fora do prédio 2, no campus-sede da Unimontes, além do bate-papo com outras mães na mesma situação. “Seria muito emocionante ver o meu filho se formar na mesma universidade que a minha e estou confiante em sua aprovação porque ele esteve bem nas duas primeiras etapas”, finalizou.

Já Juliana Dias, moradora do bairro João Botelho, em Montes Claros, aderiu à leitura para aguardar Isabelle, sua filha única e candidata ao curso Tecnologia em Agronegócios, que a Unimontes oferece em Paracatu (Noroeste do Estado). A adolescente de 17 anos, que tem preferência pelas ciências agrárias, sempre tem a companhia da mãe seja qual for a prova. “O vestibular é especial, porque é uma decisão sobre o futuro e ela terá meu apoio em qualquer circunstância”.