Conteúdo do Site Antigo

“Não percam no caminho o senso de humanidade”, diz reitor em solenidade de outorga de grau do curso de Medicina

By Ana Elisa Carvalho de Navarro

January 29, 2019

Victor Bruno da Silva, graduando do curso de Medicina da Unimontes, é o primeiro de uma geração em sua família que viveu a experiência de ingressar pela primeira vez em uma Universidade pública e gratuita. A história dele é a mesma de dezenas de acadêmicos que concluem uma graduação no seio familiar. De fato, a solenidade de graduação realizada na tarde dessa segunda-feira (28/1) foi a manifestação máxima de uma trajetória que combina alívio, realização e saudade. Uma mistura de sentimentos.

Foi da segunda fileira de cadeiras do auditório Mário Ribeiro da Silveira (prédio 6) que José Osvaldo da Silva, motorista, e Érika Brunno Santos, dona de casa, pais de Victor Bruno, agora médico, acompanharam emocionados a solenidade de outorga de grau do curso de Medicina, do segundo semestre letivo de 2018. “Ele sempre quis ser médico. Foi um sonho que ele mesmo construiu”, comemorou a mãe, que também incentiva a filha mais nova a seguir o caminho do irmão. É melhor ela se apressar…

Isso porque o irmão já estuda a possibilidade de ingressar em um dos programas de mestrado da instituição. “Graças a Deus conclui esta etapa. Sempre tive esse sonho e sei que a Unimontes tem um papel crucial na minha caminhada. Sem dúvida, é a melhor Universidade que temos na região. Com certeza, não quero parar por aqui com os estudos”, disse convicto.

Mistura de euforia e alegria também contagiou a família da formanda Jéssica Alkimim. “Um dia muito especial para todos. Estudar numa Universidade como a Unimontes é um privilégio. Para quem veio de escola pública, ela soube aproveitar bem a oportunidade”, disse a mãe Edna da Silva Alkimim.

 

SENSO DE HUMANIDADE 

Ao todo, foram 26 graduados no curso de medicina da Unimontes. Reitor da Unimontes, o professor Antonio Alvimar Souza presidiu a solenidade. Também fizeram parte da mesa de honra a pró-reitora adjunta de Ensino, professora Andrea Jakubaszko, o coordenador do curso de Medicina, professor João Felício Rodrigues Neto, o médico e professor Marcelo Eustáquio de Siqueira Rocha (homenageado com o nome da turma de 2018) e o secretário geral, André Chamone.

Em seu pronunciamento, o reitor Antonio Alvimar chamou a atenção dos graduandos para “não perdermos no caminho o senso da vida e de humanidade”.

“Vocês chegaram ao fim de mais uma etapa. É momento de vitória! O conhecimento é a mola do crescimento do País. E nessa perspectiva, vocês são convidados a desenvolver um senso de responsabilidade, sem perder o direcionamento ético”.