Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Na Unimontes, as ações solidárias são incentivos na recepção aos calouros

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) adota medidas para o estímulo às atividades solidárias por parte dos novos acadêmicos da instituição. As ações nesse sentido são desenvolvidas pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (CAE), vinculada á Pró-Reitoria de Extensão. 

Em 18 de janeiro passado, foi publicada no Diário Oficial “Minas Gerais”, a Lei Estadual nº 21.165, que proíbe a prática de trotes estudantis considerados “violentos” em todos os estabelecimentos de ensino e universidades públicas do Estado.

O coordenador da CAE, professor Gilson José Fróes, lembra que a Unimontes foi uma das primeiras universidades públicas de Minas a adotar medida semelhante. Pois, desde 2003, os trotes violentos foram proibidos no âmbito da instituição. Inclusive nas normas para regulamentação do ensino dos cursos de graduação da Unimontes, há três artigos no capítulo específico “da proibição de ação ao trote”.

MOBILIZAÇÃO GERAL

Professores Marcelo Rezende e Gilson Fróes (CAE), pró-reitora de extensão Marina Queiroz e assessor de projetos professor Paulo Eduardo

“Em parceria com o DCE (Diretório Central dos Estudantes), mobilizamos os calouros para participarem de ações voluntárias. Entendemos que, além de proibir o trote violento, devemos estimular atividades diferentes, que realmente marcam a entrada dos estudantes na universidade”, afirma o coordenador da CAE.

Os novos acadêmicos receberam as boas-vindas do reitor João dos Reis Canela nos últimos dias 10 e 11, na abertura oficial da Unicalourada/2014. Na oportunidade, foi apresentada a estrutura de funcionamento da universidade.

Trote Solidário no Mercado

Dentro da programação da Unicalourada 2014, no dia 15 de março, será realizado no Mercado Municipal de Montes Claros o “Trote Solidário”, que também contará com a participação dos veteranos dos cursos de graduação. As equipes, divididas por curso, organizarão apresentações culturais e ações recreativas. Também está previsto trabalho assistencial e preventivo na área de saúde, com exames para aferição de pressão e testes de glicemia para a população em geral.