Conteúdo do Site Antigo

Música e teatro abrem segunda edição do Projeto “A Gosto da Unimontes”

By DTI

August 15, 2012

Foi aberta oficialmente, na noite dessa terça-feira (14), a segunda edição do Projeto “A Gosto da Unimontes”, que prossegue até o próximo domingo (19), com uma série de atividades culturais no Casarão da antiga Fafil. O evento é organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros, por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão, fazendo parte das comemorações do cinquentenário do ensino superior na região. Além disso, visa a integração da comunidade acadêmica com as centenárias Festas de Agosto, que também acontecem nesse período.

A solenidade de abertura aconteceu em frente ao Casarão da Fafil, na rua Coronel Celestino (centro), seguida de apresentações de grupos de música, seresta e de teatro da Universidade, acompanhadas por dezenas de pessoas. “O projeto A Gosto da Unimontes é a expressão real de valorização da arte e da cultura de Montes Claros”, afirmou o reitor, professor João dos Reis Canela. “Estamos aqui para retomar e reescrever momentos fantásticos da nossa historia, que serão relembrados através do talento da comunidade universitária. A Unimontes presta uma homenagem ao seu povo e à cultura montes-clarense”, acrescentou o reitor.

 VEJA GALERIA DE FOTOS

A pró-reitora de Extensão, professora Marina Ribeiro Queiróz, enalteceu a importância das festividades folclóricas na cidade, destacando que essas manifestações precisam sempre ser valorizadas. “Montes Claros tem arte e cultura de grande significado. A nossa universidade participa e reconhece o valor dessa festa maravilhosa por meio de iniciativas como o projeto A Gosto da Unimontes”, observou a pró-reitora.

MARCA – Por sua vez, o secretário municipal de Cultura, Hamilton Trindade, enfatizou a participação da Universidade nas Festas de Agosto como um instrumento de grande incentivo às manifestações artísticas e culturais da cidade e da região. “A marca Unimontes enriquece de sobremaneira o nosso festival folclórico com esse projeto que, sem dúvida nenhuma, traz novas manifestações para o nosso corredor cultural”, avaliou o secretário.

Logo após a abertura oficial, os convidados ocuparam as instalações internas do Casarão da Fafil para acompanhar os espetáculos artísticos. O grupo de serestas Vozes de Prata apresentou diversas canções acompanhadas por manifestações teatrais com performances nas grandes janelas do antigo prédio, que passou por completa restauração.

“Estou surpresa com essa manifestação tão bonita que a Unimontes preparou. Voltei aos tempos antigos e estou emocionada com tanta beleza. São talentos da Universidade que a gente precisa conhecer mais”, testemunhou a aposentada Maria Aparecida Santos Carvalho.

PROGRAMAÇÃO E REINADO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Apresentações culturais, oficinas temáticas, exposições artísticas, palestras sobre a história local e regional. Estas são as atividades inseridas no projeto “A Gosto da Unimontes”. Também como parte da programação, na manhã desta quinta-feira, a Universidade participa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, que terá como rei e rainha representados por filhos de servidores da instituição.

Nesta quarta-feira, pela manhã, foram abertas no Casarão da Fafil, as exposições “Conexões Visuais”, ”Integrarte” e “Trem da História”, além da amostragem dos figurinos do Grupo Folclórico Saruê, fotografias antigas da Unimontes e dos livros lançados pela Editora Unimontes.

Também foram iniciadas as oficinas “Tipos Populares: procedimentos com máscaras para atores”, com o professor Ricardo Malveira; “Oficina de Dança”, com a professora Janice Guimarães Carvalho; “Técnicas Artísticas – Arte na Escola”, com a professora Angelini Alves; “Iniciação teatral: elementos da cena regional”, com o professor Leonardo Silva Alves; “Coordenando ritmo e som”, com a professora Elizabete Meira; e “Festas de Agosto: dos preparativos aos ritos”, com a professora Mirian Walderez. Também está prevista a participação de alunos das escolas públicas.

Nesta quinta-feira, haverá apresentações de bonecos folclóricos do Norte de Minas (às 8h30, 9h30 e 14h30), coordenada pelo professor Élton José de Lourdes. Também serão realizadas as oficinas de dança (8 às 11 horas), com a professora Janice Guimarães Carvalho; “mosaico de estampas” (8 às 11hs), com o Grupo Integrarte; “Tipos populares: procedimentos com máscaras para atores” (14 às 18 horas), com o professor Ricardo Malveira; e “Harmonia funcional: conceitos e aplicações”, com o professor Fábio Carvalho.

Às 18 horas, o professor Jânio Marques Dias, do departamento de História da Unimontes, vai proferir a palestra “História de Montes Claros”. Está prevista para as 19 horas a apresentação do Grupo Folclórico Saruê, no espaço interno do casarão.

Na sexta-feira, vão acontecer as oficinas de dança (8 às 11 horas), com a professora Janice Guimarães; “sacola ecológica” (8 às 11 horas), com o Grupo Integrarte; e “estandarte”, com a professora Andréa Gomes Cardoso. Na parte da tarde, haverá as oficinas “Resgate da cultura de Montes Claros” (13 às 15 horas), com a professora Viviane Bernadeth Gandra; de iniciação teatral (14 às 18 horas), com o professor Leonardo Silva Alves; “harmonia funcional: conceitos e aplicações” (14 às 18 horas), com o professor Fábio Carvalho; e “Vamos trabalhar nossos esquecimentos” (15 às 17 horas), com a professora Maria da Soledade.

Às 18 horas, o professor Jânio Marques Dias vai proferir a palestra “História de Montes Claros”. Também estão previstas as apresentações do grupo do curso de extensão em música e do grupo “Acadêmicos do Samba”, em frente ao Casarão.

A programação terá continuidade no sábado, às 9 horas, com a palestra “Música, mídias e tecnologia: uma análise de softwares musicais aplicados e suas contribuições para a educação musical”, com o professor Fábio Carvalho. Ás 19 horas, o público será contemplado com apresentação do Grupo de dança Compassos.  No domingo, a partir das 9h30, serão promovidas várias intervenções de cunho popular.