Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Museu Regional do Norte de Minas será inaugurado nesta terça-feira


Na próxima terça-feira (30/09), às 19h30min, acontecerá a solenidade de inauguração do Museu Regional do Norte de Minas – segunda fase. Situado no centro histórico de Montes Claros, o museu foi implantado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no casarão da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil), que foi totalmente restaurado, com doações e recurso viabilizados por intermédio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A instalação do empreendimento está orçada em R$ 2,14 milhões.

A pró-reitora de Extensão da Unimontes, professora Marina Ribeiro Queiroz, informa que a restauração do Casarão da Fafil é uma luta da Universidade junto à comunidade que começou em 1999, quando foram realizadas as primeiras obras de recuperação do antigo prédio, custeadas com recursos doados pelo empresário Walduck Wanderley (já falecido). A Universidade elaborou o projeto, que foi aprovado junto à Lei Rouanet. Desta forma, conseguiu viabilizar recursos para a implantação do museu, a partir de parceria com as empresas Cemig (Cemig Cultural), Telemar/Oi (Instituto Oi Futuro) e Rima Industrial.

A primeira fase do projeto foi a própria restauração do Casarão, cujos serviços foram executados por empresa especializada com a supervisão do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Arquitetônico (IEPHA). Foram preservadas as características originais da construção, datada de 1889.

A segunda etapa corresponde à implantação do Museu Regional propriamente dita, com a instalação dos eixos temáticos: meio ambiente, ocupação territorial, desenvolvimento regional e saberes, fazeres e celebrações. Com os recursos da ordem de R$ 210 mil, repassados pela Rima Industrial, foi montado o espaço multimídia e o espaço de exposições permanentes, localizados no primeiro pavimento do prédio.

No local, pode ser conferida a história do ensino superior do Norte de Minas. Também são disponibilizados materiais sobre a história dos municípios da região. A partir do dia primeiro de outubro, o museu estará aberto para visitações de alunos, com espaços para palestras e minicursos.

A pró-reitora Marina Ribeiro Queiroz destaca que, com a instalação do Museu Regional, a universidade cumpre seu papel de preservar a cultura e a memória da região onde está inserida. “Não há cidadania sem memória e não há memória sem arte”, observa Marina Queiroz. Mesmo com a inauguração, segundo a professora, a Universidade continua a articulação em busca de mais recursos, via Lei Rouanet, para realizar as obras complementares previstas no projeto do Museu Regional. Uma delas é a instalação de um elevador panorâmico.

Serviço:
Museu Regional do Norte de Minas
Endereço: Rua Coronel Celestino, 75, Centro Histórico de Montes Claros
Funcionamento: a partir de 1º de outubro – das 8 às 12 horas e das 13 às 18 horas

HISTÓRICO DO CASARÃO

O Casarão da antiga Fafil (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras), situado na Rua Coronel Celestino, 75, no Centro Histórico de Montes Claros, é uma construção marcante na história da educação no Norte de Minas.

Construído pelo coronel José Antonio Versiani, o sobrado foi inaugurado em 19 de janeiro de 1889. O objetivo inicial do imponente prédio seria servir como residência e ponto de comércio, mas tornou-se sede da antiga Escola Normal Oficial, atual Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro.

A Escola Normal ficou fechada por alguns anos no início do século 20. Em 1908, o prédio passou a abrigar o Grupo Escolar Gonçalves Chaves. Depois, o prédio tornou-se propriedade da família Versiani e foi incorporado pelo Estado de Minas Gerais. Em 10 de outubro de 1915, voltou a ser sede da Escola Normal.

Em 1963, após a inauguração da atual sede da antiga Escola Normal, o Casarão foi cedido para a Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM) e passou a abrigar a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Norte de Minas (Fafil), que oferecia os cursos de Geografia, História, Letras e Pedagogia. Os cursos, que eram mantidos pela Fundação Educacional Luiz de Paula (Felp), a partir de então, foram incorporados pela extinta FUNM.

O prédio passou a abrigar, também, a Faculdade de Direito do Norte de Minas (Fadir), onde permaneceu até 1978, quando foi transferida para o campus universitário Professor Darcy Ribeiro. A antiga Fafil funcionou no casarão até julho de 1992, quando foi transferida para o Campus Universitário.