Notícias

Museu Regional do Norte de Minas divulga resultado de chamamento público para exposições temporárias de 2025

By Ascom Unimontes

September 02, 2024

O Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), anunciou o resultado do chamamento público para exposições temporárias de arte a serem montadas na instituição no ano de 2025. Foram aprovadas 33 propostas, após serem submetidas a um criterioso processo de avaliação pelo Conselho Curador do Museu.

O chamamento foi aberto a projetos de artes plásticas, incluindo pinturas, gravuras, fotografias, esculturas, desenhos, obras tridimensionais, instalações e outras técnicas. Foram recebidas inscrições de interessados em promover mostras individuais ou coletivas no espaço do Museu Regional destinado às exposições de curta duração.

Na análise das propostas, foi levada em consideração a contribuição de cada projeto para o desenvolvimento da missão do museu, que visa à promoção e difusão do acervo e ao aprimoramento da relação com o público. Destacaram-se artistas cujas propostas capturaram a essência da inovação e da expressão artística contemporânea.

Os proponentes foram informados do resultado via e-mail indicado na inscrição. Nos próximos dias, eles receberão informações detalhadas sobre as datas e os espaços que serão disponibilizados, além do Termo de Responsabilidade sobre a Realização de Exposições no Museu.

O resultado completo do chamamento público está disponível no site institucional da Unimontes (https://unimontes.br), onde os interessados podem acessar mais detalhes sobre o processo e as próximas etapas.

Artistas e trabalhos selecionados para exposições no Museu Regional em 2025

Foram selecionados os seguintes artistas para as exposições no Museu Regional em 2025: Adel Gonzaga, “Série Ambulantes de Praia” (pinturas); Ana Damasceno, “Pinturas de Animais e Paisagens” (telas de pinturas de tamanhos diversos); Ateliê L’Empire, “Valorização da Arte Sacra” (esculturas, mosaicos e quadros); Auíri Tiago, “Di$topia BraZil” (telas em acrílico); Bruna Lauren, “Contos Greco-Romanos: Representação Visual” (pinturas); Denise Calasans, “Dançantes” (pinturas); Fabiana Alves, “Diariamente” (pinturas em tampas de metal); Fabrícia Gonçalves e Bianca de la Santos, “É Preciso Florir” (alfaiataria, croquis e obras em tinta a óleo); Fernanda Luz, “Onde Voltarão a Crescer as Margaridas?” (desenhos); Fernando Silva, “Pinturas” (pinturas a óleo); Gabriel Lauriano, “Vós Sois o Sal da Terra” (fotografias, instalações e esculturas); Graciola Rodrigues, “Terra Queimada” (escultura em terracota).

E ainda: Halyria Ventura, “Sertão em Cores” (pinturas); Ione Crusoé, “Antologia Emocional: Uma Jornada Artística” (pinturas em papel emolduradas com vidro e paspatur); Isabela Lima, “Visualidades do Ser” (produções de textos); Julia Aynã Teilor, “Transmutação” (pintura, colagem e escultura); Lucas Iglesias, “Fotografias do Campeonato de Futebol Amador do Bairro Santos Reis” (fotografias); Lucas Vigggi, exposições “Transeuntes” e “Multilinguagem: Como Nasce um Catopê” (fotografias); Marcelo Magalhães, “Cores Vivas” (telas de pintura acrílica e fotografias); Marcos Sousa, “Entre a Vida e a Morte: Uma Jornada Fotográfica” (fotografias); Maria Mineira, “Santos e Orixás” (imagens em gesso, madeira, ferro e tecido); Neto Macedo, “Faces do Mercado” (fotografias); Riciere Teixeira, “Sertões” (pinturas em óleo sobre tela e acrílico sobre tela); Robert Lopes, “A Beleza da Vida Comum” (fotografias); Romario Batista, “O Terceiro Dia” (fotografias); e Pedro Milagres.