Na noite de quarta-feira (15/03), o Museu Regional do Norte de Minas (MRNM), vinculado à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), inaugurou a Exposição “Os São Franciscos e As Mulheres de Georgino”, com obras do acervo do artista plástico, escritor e jornalista Georgino Junior.
O evento contou com as presenças do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago, acompanhado do vice-reitor, Dalton Caldeira Rocha e do Pró-Reitor e Extensão, professor Rogério Othon Teixeira Alves; e do diretor do Museu Regional, professor Georgino Jorge Souza Neto. Participaram familiares do artista plástico, escritor e jornalista (falecido em outubro de 2018), além de professores, servidores, estudantes e convidados.
Gabriela Mendes de Souza, filha de Georgino Junoior e a curadora da Exposição dupla, enalteceu o legado . “Meu pai era um egresso da Unimontes e amava Montes Claros, e conseguiu retratar todo esse povo e essa cultura como ninguém. A exposição dupla, traz a devoção dele por São Francisco e também com as figuras de mulheres, pois tinha um traço muito apurado para retratar o feminino”, afirmou Gabriela, que é médica graduada pela Unimontes.
O reitor Wagner Santiago expressou a emoção de participar das atividades do Museu Regional . “Estar no museu para mim, é algo que remete a muitas lembranças e também muita emoção ao pensar que estou no prédio onde nasceu a Unimontes, há mais de 60 anos atrás e também com a oportunidade de ver as obras do amigo e professor Georgino Junior, que deixou um legado maravilhoso que demonstra todo o seu amor por Montes Claros”, afirmou.
O evento contou a participação de representantes da comunidade como o professor aposentado Francisco Ornelas, integrante da da Associação Amigos do Museu Regional e do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros. “Tenho Georgino Júnior como um irmão. Afinal, foram muitos anos de convivência. Eu fiz vestibular na segunda turma de matemática aqui na FaFil (Faculdade Filosofia, Ciências e Letras), no ano de 1969, e depois me tornei professor do curso de Licenciatura Curta em Biologia, que funcionava na Antiga Famed (Faculdade de Medicina)”, confessou Ornelas.
SHOW DE JAZZ
Após a abertura da exposição, aconteceu show do grupo de jazz Pequi Trio na área externa do Museu. O trio é composto pelos músicos montesclarenses Marcelo Andrade (Sax), Marco Neves (Bateria) e Thomas Fernandes (Baixo). O espetáculo contou com a participação de uma grande plateia, marcado pela interação entre os músicos e o público.
O Pequi Trio apresentou um repertório de clássicos do Jazz, da MPB, do Choro e outros gêneros musicais, visando uma interpretação de forma única e criativa. Nas performances do Trio, os músicos buscam desenvolver solos sempre em equilíbrio com a dinâmica sutil do Jazz e a energia da música instrumental brasileira.
Formado em 2014, originalmente como quarteto “Mecenas Jazz Quarteto”, mudou para a formação de Trio em 2016, sempre com intenção de formar público para a música instrumental em Montes Claros.
Serviço:Exposição “Os São Franciscos e As Mulheres de Georgino”Até quando: prossegue até o dia 18 de abrilOnde: Museu Regional do Norte de Minas, antigo Casarão das Fafil – Rua Coronel Celestino, 75, Corredor Cultural, Centro Histórico de Montes Claros.Entrada: gratuita.