A partir desta quinta-feira (21/11) o Museu da Cachaça, em Salinas (Norte de Minas), será reaberto à visitação pública. O prédio foi temporariamente fechado para implementação de medidas de segurança recomendadas pelo Corpo de Bombeiros, por intermédio de relatório técnico. Além disso, todos os funcionários passaram por treinamento de prevenção e combate a incêndio, ministrado pelo Corpo de Bombeiros.
A Universidade Estadual de Montes Claros é responsável pela administração do espaço cultural por meio da Pró-reitoria de Extensão e intermédio da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).
Em atendimento às normas técnicas de segurança, a Unimontes e a Prefeitura de Salinas promoveram as adequações necessárias, algumas em estágio de conclusão. As medidas de prevenção estão sendo implantadas de forma integral. A gerência do Museu da cachaça informa ao público visitante que o museu funcionará de terça-feira a sábado, no horário das 8h às 18h. A visitação será sempre acompanhada por monitores, em grupos de 20 pessoas, no máximo. Os eventos na área interna do museu somente poderão ser realizados após a conclusão das reformas e adequações.
O museu é o primeiro do Brasil destinado à valorização cultural e histórica da bebida produzida de forma artesanal. A sua implantação envolveu investimentos da ordem de R$ 4,5 milhões, sendo fruto da parceria entre o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Cultura, e a prefeitura de Salinas.
Mais informações pelo telefone (38) 3841-4778 ou pelo e-mail museu.cachaca@gmail.com.