Conteúdo do Site Antigo

Município sugere estudo de viabilidade para a nova sede do campus de Salinas

By DTI

March 02, 2015

Um estudo de viabilidade permitirá a retomada das discussões para o projeto de construção da sede própria do campus da Unimontes na cidade de Salinas, no Norte de Minas. Ao trabalho será agregada a parte pedagógica, com análise de demandas para a implantação de novos cursos. Naquele município, a Universidade Estadual de Montes Claros já oferece o curso de Ciências Contábeis, o primeiro bacharelado na área das ciências aplicadas ministrado fora do campus-sede. 

O assunto foi debatido nessa sexta-feira (27/2), durante visita do Secretário de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Noroeste (Sedinor), Paulo Guedes, e do prefeito de Salinas, Joaquim Neres “Kincas” Xavier, ao reitor João dos Reis Canela e ao vice-reitor Antonio Alvimar Souza. Também participaram do encontro a pró-reitora adjunta de Ensino, Francely Aparecida dos Santos, o procurador da Unimontes, Henderson Teixeira Ogando, e o superintendente da Fadenor, professor Wilson Atair Ramos. 

“Importante salientar que ainda estamos nos primeiros passos sobre o assunto, mas é fato que há profundo interesse por parte da Unimontes em buscar uma solução para este projeto. Neste momento, estamos retomando os entendimentos para a viabilidade de um campus mais adequado às atividades acadêmicas em Salinas”, pontuou o reitor. 

Por meio de uma perspectiva de convênio com a Prefeitura, a Unimontes já possui um projeto neste sentido. A proposta que o município sugere, agora, é a atualização no planejamento diante da possibilidade da mudança do local previamente estabelecido para a obra. 

INTERLOCUÇÃO 

O secretário Paulo Guedes se posicionou para ser o interlocutor junto à bancada mineira na Câmara Federal e junto ao Governo do Estado para viabilizar os recursos necessários ao projeto. “Salinas possui uma situação geográfica estratégica e a expansão da Unimontes atenderia não apenas o município, mas uma vasta região que se apresenta como prioritária para o Governo do Estado”, disse. 

A retomada se baseia no repasse de um terreno de 14,6 mil m² da iniciativa privada para o município que, por sua vez, o cederia à Universidade para a obra do campus, por meio de convênio. No local já funcionam as sedes do Corpo de Bombeiros e do SAMU. Nesta mesma perspectiva, o município trabalha com a possibilidade de construir na mesma região uma nova sede para o Fórum local e uma unidade da Polícia Rodoviária Federal (PRF). 

“A influência da Unimontes faz parte do contexto de desenvolvimento numa cidade que se projeta como um dos polos na região do Norte de Minas. O curso de Ciências Contábeis tem sido de grande respaldo para nossa comunidade com a qualificação profissional. Por isso, o momento é mais do que oportuno para levarmos adiante o projeto que viabilize a ampliação das ações da Unimontes em Salinas”, analisou o prefeito Joaquim Neres. 

PONTOS 

Até a primeira quinzena de março, uma equipe da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças fará uma visita técnica à cidade de Salinas para conhecer o terreno. Dentre os pontos a serem analisados estão a localização, logística, funcionalidade, acessibilidade, ação operacional, linha de tempo para o projeto e a viabilidade de convênios e contratos. “A união de esforços é bem-vinda para que a universidade dê um passo ainda maior e propicie a mais pessoas o acesso ao ensino superior”, acrescentou o vice-reitor Antonio Alvimar Souza.