Vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da Unimontes, o Centro Mais Vida de Referência a Atenção à Saúde do Idoso “Eny Faria de Oliveira”, com a proposta de integrar a prática de exercício físico à rotina do atendimento à comunidade, está desenvolvendo o projeto “Movimente”.
A iniciativa acontece em parceria com professores e acadêmicos do curso de Educação Física e prevê a integração da atividade física à dinâmica de atendimento prestado ao público da terceira idade; uma forma de auxiliar a promoção do bem-estar físico, cognitivo, emocional e social, de forma a consolidar a assistência multidimensional à saúde.
BENEFÍCIOS
Outro objetivo é desenvolver ações educativas para informar e incentivar o idoso quanto à adoção da prática regular de atividade física, além de promover a coleta de dados para produção de pesquisas acerca da promoção de atividades físicas com idosos frágeis e seus efeitos sobre o quadro de saúde.
Para o coordenador administrativo do CRASI, Eli Carlos Pereira de Jesus, o envelhecimento é um processo natural do ciclo de vida, que implica regressão das capacidades físicas, psicológicas, fisiológicas e sociais do ser humano.
“A prática de atividade física para idosos está associada à longevidade e à qualidade de vida. Diante dessa observação, o CRASI em parceria com o curso de Educação Física da Unimontes incentiva os usuários a praticar o exercício físico. O feedback tem sido positivo”, explica.
ETAPAS E RESULTADOS
O projeto é estruturado em três fases de intervenção: “atendimento na recepção”, “prescrição e orientação” e “aplicação e acompanhamento”.
A abordagem inicial é realizada na recepção, local onde os pacientes fazem o cadastro e aguardam o atendimento. Em três dias da semana, nos períodos da manhã e à tarde, são realizadas dinâmicas de grupo, jogos sensoriais, “brinquedos cantados”, projeção de vídeos e esquetes teatrais.
Num segundo momento, são propostos exercícios de mobilização e de alongamento, bem como atividades lúdicas individuais ou em pequenos grupos.
A sequência do projeto prevê, para os próximos meses, a prescrição individual de exercícios de acordo com a demanda médica, além da aplicação e acompanhamento, avaliação de impacto das ações pelas equipes responsáveis, bem como a produção de estudos científicos sobre os efeitos da estimulação física e cognitiva.
REFERÊNCIA
Em funcionamento há 10 anos, o CRASI é voltado para o atendimento multidisciplinar do idoso frágil nas áreas de Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Odontologia, Psicologia e Enfermagem, além do atendimento em reabilitação física.
Em 2017, foram realizados 94.683 procedimentos no CRASI. Por meio do Programa Mais Vida, presta atendimento ambulatorial como unidade de referência para 86 municípios da macrorregião norte-mineira.
SERVIÇOProjeto MovimenteCentro “Mais Vida” – Referência em Atenção à Saúde do IdosoCurso de Educação FísicaInformações: (38) 3224-8030/3224-8031