Os professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) também investem na produção de pesquisas. O assunto foi discutido durante a “I Mostra Científica de Ciências Contábeis”, realizada na última semana (22/5), no prédio 1 do campus-sede, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).
Foram realizadas palestras sobre a produção científica em Contabilidade, além da exposição de trabalhos dos alunos, no período matutino e à noite. A mostra foi organizada pelo Grupo de Pesquisa em Contabilidade (GEPEC), em parceria com o Núcleo de Ações Sociais e Contábeis (NASC). Ambos são vinculados ao Departamento de Ciências Contábeis da Unimontes.
O evento teve como objetivo apresentar os trabalhos desenvolvidos pelos acadêmicos na disciplina de Análise da Produção Cientifica em Contabilidade e Monografia. A proposta foi proporcionar a difusão do conhecimento e interação no âmbito acadêmico para motivar a criação e publicação de artigos científicos que possibilitem a formação de opinião e desenvolvimento da ciência.
O coordenador do evento, professor Ernani Mendes Botelho, apresentou palestra sobre o “Perfil das Monografias do curso de Ciências Contábeis da Unimontes”. A linha de tempo analisada foi de 2013 a 2017. Por sua vez, o professor Carlos Renato Theóphilo abordou o tema: “Praticar Ciência: formando jovens cientistas”, com ênfase nas competências, habilidades e atitudes do pesquisador contábil. Destacou, ainda, “a atuação do professor para despertar e formar o papel investigativo do acadêmico para a pesquisa e do acadêmico”.
O coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Igor Veloso Colares Batista, destacou a importância do evento para incentivar a produção científica na área, enaltecendo a relevância da participação dos professores e alunos.
AVALIAÇÃO DE ACADÊMICOS
Os acadêmicos Denner Felipe de Almeida e Whashington Luiz Costa ressaltaram a importância da I Mostra Científica no sentido de despertar a comunidade discente para a pesquisa sobre os diversos assuntos. Lembraram que as ações da pesquisa e da extensão “fazem a diferença” na universidade. Outro aluno de Ciências Contábeis, José Agnaldo dos Santos Souza Júnior, lembrou que a mostra foi uma grande oportunidade para evidenciar a produção científica por parte dos acadêmicos, inclusive das séries iniciais do curso.