Personagens marcantes da história mundial e do universo da arte, assim como símbolos de devoção como São Francisco de Assis, o “padroeiro dos animais”, estão reunidos na exposição “Mosaico de Ideias”, uma das atrações abertas à visitação do público no Museu Regional do Norte de Minas (MRNM). A mostra reúne 24 bonecos produzidos e organizados pelo artista plástico Marcelo de Castro Dettogni, carioca radicado em Montes Claros, e podem ser acompanhadas até o dia 12 de novembro, gratuitamente.
“Procurei referências nos mais diversos universos, desde filmes, na História, Mitologia e na vida real de pessoas comuns”, disse o autor, que é graduado em Artes Visuais pela Universidade Estadual de Montes Claros e atua como professor de Artes Plásticas no Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez.
Os bonecos possuem uma armação de arame – revestida de tecidos, com objetos entre botões, espumas, medalhas e cordas como adereços. Dentre as “personalidades” reunidas no Museu estão Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação brasileira; a artista mexicana Frida Kahlo; o ator Charles Chaplin; e Stan Laurel e Oliver Hardy – o “Gordo e o Magro”.
Há, ainda, figuras folclóricas como o saci pererê, um viking e personagens da literatura, como a Cuca, do Sítio do Pica Pau Amarelo, além de Hórus, deus dos céus na mitologia egípcia, e o chanceler alemão.
Esta é a segunda mostra assinada por Dettogni no Museu Regional do Norte de Minas. Em julho do ano passado, organizou a exposição “Circo da Vida”, também com bonecos, mas com inspiração no universo da TV e da história e mitologia como Zeus, Simbad, a cantora Carmen Miranda, Lampião e Maria Bonita, a “negra rezadeira” (do Rio São Francisco) e o Deus Tupã (figura indígena).
SERVIÇOMosaico de IdeiasExposição de BonecosOnde: Museu Regional do Norte de Minas (2º piso)Visitação: gratuitaEndereço: Rua Coronel Celestino, 75, Montes ClarosAté quando: 12 de novembroHorário: 8h30 às 18 horas