Edital do processo seletivo voltado para professores da educação básica será publicado em 2025
A Universidade Estadual de Montes Claros conseguiu a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para realização do Mestrado Profissional em Tecnologias Digitais da Educação, em rede, em colaboração com mais nove universidades estaduais. A aprovação é uma grande conquista da Unimontes, que se destacou dentre as maiores instituições de ensino do país.
O programa de pós-graduação será voltado para formação de professores da educação básica, uma forma de mediar a inserção de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas. A Coordenadora do Educar: Laboratório Multidisciplinar de Tecnologias Digitais na Educação e do Laboratório de Educação Digital – LED , professora Dra. Fábia Magali Santos Vieira, destaca a relevância de se investir na melhoria da qualificação profissional dos educadores, essencial para preparar a nova geração de estudantes diante dos desafios e oportunidades trazidos pelos avanços tecnológicos.
“O impacto disso é que estamos falando na educação 4.0, a educação que integra as tecnologias digitais na prática pedagógica. No campo social, as tecnologias já estão dominando, mas há uma defasagem no setor educacional. Isso vai permitir a integração das tecnologias digitais emergentes, como a inteligência artificial, a realidade aumentada e a internet das coisas, na prática pedagógica, permitindo o avanço do processo de ensino e aprendizagem”, informa a Coordenadora.
O pró-reitor de pós graduação da Unimontes, Marlon Cristian Toledo e a Coordenadora do Educar e LED, Fábia Magali, participaram ativamente do processo de desenvolvimento e proposição do programa de pós-graduação em Tecnologias Digitais da Educação, mas salientam que a aprovação na Unimontes só foi possível, com o envolvimento de vários atores. “Esse é o resultado do trabalho de um grupo de professores que atuam nos programas Educar e no LED, que teve o apoio da Reitoria e da pró-reitoria da pós graduação, um trabalho que começou em 2000, com o projeto Unimontes Virtual aqui na universidade e que agora está sendo consolidado com o mestrado”, destaca.