Conteúdo do Site Antigo

Mestrado firma parceria para desenvolver cosméticos a partir de produtos do cerrado

By DTI

July 23, 2015

A Universidade Estadual de Montes Claros e a empresa mineira Minarvm (se pronuncia Minarum) firmaram parceria para desenvolvimento de pesquisas e produtos na área de cosméticos. A cooperação foi desenvolvida após contato da empresa com o Programa de Pós-graduação em Biotecnologiada Unimontes, que tem como interesse a realização de estudos de bioprospecção e uso sustentável de recursos genéticos do cerrado para desenvolvimento de produtos.

O termo de cooperação técnica cientifica e tecnológica foi assinado na primeira quinzena de julho, em encontro do reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela, e o diretor executivo da empresa, Cláudio Diniz Pinto Leite.

A Minarvm é a primeira spin-off da Fundação do Centro Tecnológico de Minas Gerais – Cetec –, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência Tecnologia e Ensino Superior – (Sectes). O termo spin-off é utilizado para denominar uma empresa que nasce a partir de um grupo de pesquisadores e que visa utilizar um novo serviço ou produto de alta tecnologia.

Por meio de pesquisa de mercado e avaliação de novas instituições parceiras, o grupo identificou a Unimontes pela qualificação dos docentes e de suas respectivas publicações no âmbito do mestrado, além dos resultados de pesquisa na área do Bioma Cerrado, como uma instituição promissora que pode auxiliar com “Know-how” no desenvolvimento de novos produtos. O mestrado profissional em Biotecnologia, por exemplo, tem como uma das linhas de pesquisa o “Uso sustentável da Biodiversidade”.

EXCELÊNCIA

“Nós reconhecemos a excelência da Universidade Estadual de Montes Claros no que diz respeito à produção de conhecimento, pesquisa e, sobretudo, à inovação. Vocês impulsionam o conhecimento com produtos inovadores advindos da pesquisa bem orientada e de estratégias. Esta ação chamou nossa atenção para a concretização dessa parceria”, disse o representante da empresa.

Para o reitor João Canela, a assinatura do termo de cooperação representa mais um passo na inovação do conhecimento gerado pela Instituição. “Estamos satisfeitos com essa parceria que visa explorar de forma correta e sustentável o bioma cerrado e apostamos nas diferentes pesquisas com foco no desenvolvimento de novos produtos”, destacou.

Com a interveniência da Fadenor, o termo de cooperação tem como objetivo a ampla conjugação de esforços entre os partícipes para implementar ações conjuntas no desenvolvimento de projetos de pesquisa técnica e científica. A Coordenadoria de Inovação Tecnológica da Unimontes será responsável pela gestão operacional do termo de cooperação. A Universidade, por intermédio dos docentes e estudantes dos programas de pós-graduação, ficou responsável pelo desenvolvimento de pesquisa com base na inovação.

Conforme o coordenador de Inovação Tecnológica da Unimontes, professor Dario Alves de Oliveira, a parceria com a Minarvm possibilita a ampliação do desenvolvimento das atividades científicas e do desenvolvimento de produtos inovadores, além de permitir a valorização e conservação de recursos genéticos do semiárido.

Também participaram da assinatura de convênio o vice-reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, o gestor de pós-graduação Stricto sensu da Unimontes, Ildenilson Meireles Barbosa, e os pró-reitores adjuntos de Pesquisa e de Extensão, professores Virgílio Mesquita Gomes e Paulo Eduardo Gomes de Barros.

SAIBA MAIS

Em decorrência dos resultados positivos alcançados no Programa de Incentivo à Inovação (PII), criado pela Sectes em parceria com o Sebrae-MG, a Minarvm participou da seleção para o Programa de Incubação Habitat. Em outubro de 2012, a empresa se instalou definitivamente na incubadora na qual finaliza o desenvolvimento – a partir das bases do PII – de sua primeira linha de produtos cosméticos.

A Minarvm é uma empresa genuinamente mineira, com sede em Belo Horizonte. Foi fundada em 2009 e atua em parceria com diversas instituições de excelência em pesquisa e desenvolvimento de cosméticos à base de princípios ativos extraídos de plantas do Cerrado, segundo maior bioma brasileiro.