Pesquisa foi feita a partir da exumação dos corpos dos imperadores brasileiros (foto: reprodução)

Conteúdo do Site Antigo

Mestrado em História promove palestra sobre remanescentes dos primeiros imperadores do Brasil

By DTI

August 07, 2013

“Pesquisas arqueológicas realizadas nos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil”. Este é o título da palestra que será proferida pela professora-pesquisadora Valdirene do Carmo Ambiel, no próximo dia 12 (segunda-feira), às 19h30, no auditório Mário Ribeiro da Silveira, no prédio 6 (campus-sede), da Universidade Estadual de Montes Claros. O evento marca o início de atividades do projeto “Encontro com a História”, do Programa de mestrado em História (PPGH).

A professora Ilva Ruas de Abreu, coordenadora do mestrado, salientou que, pelo projeto, haverá uma palestra por mês com a participação de pesquisadores da universidade e de outras instituições de ensino superior. Os temas serão relacionados à historiografia e áreas afins. “A iniciativa possibilitará maior interação de toda a comunidade acadêmica com os temas trabalhados no próprio mestrado”, disse.

Convidada para a primeira edição, a historiadora e pesquisadora Valdirene do Carmo Ambiel apresentará o trabalho desenvolvido em seu curso de mestrado na USP sob o título “Estudos de arqueologia forense aplicados aos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil”. A pesquisa foi realizada a partir da exumação dos despojos do Imperador D. Pedro I e das imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amélia que estão depositados no Monumento da Independência Museu, no Museu de Arqueologia e Etmologia (MAE/USP). Esse trabalho, inédito no País, atraiu à época as atenções da mídia nacional e Internacional.

A professora Ilva Ruas de Abreu adiantou ainda que a temática seja multidisciplinar e, além da professores e estudantes da graduação e pós-graduação em História, está aberta também à comunidade em geral.

Serviço:

Palestra –“Pesquisas arqueológicas realizadas nos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil”.Data: 12 de agostoLocal: Auditório do CCBS – Prédio 6 do campus-sedeHorário: 19h30