“Pesquisas arqueológicas realizadas nos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil”. Este é o título da palestra que será proferida pela professora-pesquisadora Valdirene do Carmo Ambiel, no próximo dia 12 (segunda-feira), às 19h30, no auditório Mário Ribeiro da Silveira, no prédio 6 (campus-sede), da Universidade Estadual de Montes Claros. O evento marca o início de atividades do projeto “Encontro com a História”, do Programa de mestrado em História (PPGH).
A professora Ilva Ruas de Abreu, coordenadora do mestrado, salientou que, pelo projeto, haverá uma palestra por mês com a participação de pesquisadores da universidade e de outras instituições de ensino superior. Os temas serão relacionados à historiografia e áreas afins. “A iniciativa possibilitará maior interação de toda a comunidade acadêmica com os temas trabalhados no próprio mestrado”, disse.
Convidada para a primeira edição, a historiadora e pesquisadora Valdirene do Carmo Ambiel apresentará o trabalho desenvolvido em seu curso de mestrado na USP sob o título “Estudos de arqueologia forense aplicados aos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil”. A pesquisa foi realizada a partir da exumação dos despojos do Imperador D. Pedro I e das imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amélia que estão depositados no Monumento da Independência Museu, no Museu de Arqueologia e Etmologia (MAE/USP). Esse trabalho, inédito no País, atraiu à época as atenções da mídia nacional e Internacional.
A professora Ilva Ruas de Abreu adiantou ainda que a temática seja multidisciplinar e, além da professores e estudantes da graduação e pós-graduação em História, está aberta também à comunidade em geral.
Serviço:
Palestra –“Pesquisas arqueológicas realizadas nos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil”.Data: 12 de agostoLocal: Auditório do CCBS – Prédio 6 do campus-sedeHorário: 19h30