Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Mestrado em Geografia divulga agenda com defesa de dissertações e intercâmbios em seminários

Como incentivo à melhor formação profissional, o programa de Mestrado em Geografia (PPGEO), da Universidade Estadual de Montes Claros, realiza uma série de atividades para a segunda quinzena de junho e início de julho, também com o foco no estímulo à produção científica no âmbito da pós-graduação. Em destaque, a realização de um seminário, com debates coordenados por docentes colaboradores do PPGEO, e a defesa de dissertações de mestrandos da segunda turma.

Na quinta-feira (22/6), o professor doutor Oswaldo Bueno Amorim Filho, da PUC-Minas, ministra o seminário “Pela Reunificação da Geografia”. Será às 19 horas, no auditório do prédio 1 (campus-sede). Bueno é docente colaborador desde a implantação do mestrado, em 2014, e se destaca como um dos principais incentivadores do intercâmbio científico da Unimontes com outras instituições de ensino, especialmente com os respectivos programas de mestrado. Atualmente, ele coordena o Programa de Pós-Graduação em Geografia – Tratamento da Informação Espacial.

A professora Maria Geralda de Almeida, da Universidade Federal de Goiás (UFG), é a convidada para o seminário da sexta-feira (23/6), no auditório do Prédio 3, também às 19 horas, no qual abordará o tema “Do Espaço ao Lugar: A Diversidade no Pensar Geográfico”. Pós-doutora em Geografia Humana e em Geografia Cultural, ela integra a equipe de coordenação do Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais da UFG e integra a Rede Internacional de Estudos de Território e Cultura (Retec).

A inscrição é gratuita e pode ser feita por e-mail: ppgeo@unimontes.br, com os dados pessoais: nome completo e formação acadêmica e profissional. Haverá entrega de certificados.

Coordenadora do PPGEO/Unimontes, a professora Iara Soares de França destaca a promoção dos seminários como uma forma de potencializar o intercâmbio com profissionais de destaque na investigação científica, além de ser um grande incentivo à melhor formação dos futuros mestres, sendo que vários deles já atuam como professores.

DISSERTAÇÕES

Recomendado pela Capes/MEC desde abril de 2014, o Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) conta, atualmente, com trinta alunos divididos em duas turmas. Já são 14 mestres titulados pela Unimontes, cujas dissertações deram ênfase a temáticas como áreas de risco e vulnerabilidade socioambiental, condições de vida e de saúde, espaços rurais e urbanos, planejamento territorial, habitação social e mobilidade urbana. “Os mestres titulados na turma inicial do PPGEO atuam, em sua maioria, como professores da educação básica, enquanto os alunos nas turmas atuais atuam como docentes em instituições públicas e privadas do Norte de Minas”, acrescenta a coordenadora.

Nos dias 27/6 e 11/7, serão defendidas mais duas dissertações no âmbito da segunda turma do mestrado em Geografia – entrada em 2015. A aluna Ramony Pereira Batista fará a primeira apresentação, com abordagem sobre a “Segregação Socioespacial e a Paisagem Urbana da Cidade de Montes Claros”. O estudo, que é orientada pela professora doutora Anete Marília Pereira, que faz uma análise sobre o reflexo provocado pelas relações sociais nos espaços e características da comunidade – entre as quais os espaços urbanos e as contradições e singularidades de uma sociedade capitalista, além do êxodo rural e o aumento das demandas por moradias e serviços e as segregações sociais e espaciais.

Gustavo Souza Santos é o autor da dissertação “#VemPraRua: Territorialidades de Insurgência e Ativismos on-line/offline nas jornadas de Junho”, com apresentação agendada para o dia 11 de julho, às 14 horas, na Sala 70, do prédio 2. Orientado pela professora doutora Maria das Graças Campolina Cunha, o trabalho faz uma leitura sobre o ativismo os protestos de 2013, iniciados a partir do Movimento Passe Livre, a partir da análise de notícias virtuaissobre os eventos desencadeados pelo país afora, especialmente a chamada “comunicação autônoma” das redes sociais, e como este formato se ampliou para interações sobre outros engajamentos/insurgências.

Nos dias 17 e 18 de julho, mais duas dissertações serão apresentadas: “A Configuração Socioespacial do Projeto de Irrigação Gorutuba em Nova Porteirinha”, da mestranda Silviane Gasparino Costa (17/7), e “A Agricultura Familiar dos Associados do Vale do Gameleira”, de autoria da mestranda Cleta Oliveira Sena (18/7); ambas são orientadas pela professora doutora Ana Ivânia Alves Fonseca.

Mais informações pelo telefone (38) 3229-8052.