Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Mestrado em Estudos Literários recebe Fernando Bonassi em conferência sobre o “escritor contemporâneo”

O premiado multiprofissional Fernando Bonassi (Foto: Piu Dip)

Referência internacional na adaptação de obras literárias aos roteiros cinematográficos, o escritor, dramaturgo, roteirista e cineasta Fernando Bonassi é mais uma vez convidado da Universidade Estadual de Montes Claros em mais um evento acadêmico. Ele participa da conferência “As Diversas Escritas do Escritor Contemporâneo”, que acontecerá na próxima quarta-feira (18/8), organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários (PPGL/EL/Unimontes).

Como segue o período de distanciamento social, as atividades serão transmitidas de forma virtual, pelo canal do PPGL/Unimontes no YouTube, a partir das 14 horas. A participação é gratuita, mas é necessário se inscrever para a entrega de certificado de duas horas. O link é este: www.even3.com.br/conferenciafernandobonassi.

Conforme a organização, serão analisados pontos relacionados à literatura, cinema, televisão e teatro, as diversas linguagens e suas escritas particulares. “O que muda, no escritor, diante dos desafios de cada uma dessas formas de expressão”, provocam os coordenadores do PPGL. São parceiros na realização da Conferência a Capes, Fapemig, CNPq e Secretaria de Estado de Educação (SEE).

O histórico de participações de Bonassi em eventos da Unimontes começa em 2013, quando foi um dos conferencistas no VII Seminário Internacional de Literatura. Na interação com a comunidade acadêmica, pode abordar detalhes sobre as experiências como colunista na mídia impressa e nas publicações de textos e livros na França, Alemanha e nos Estados Unidos.

Fernando se projetou, também, nas adaptações de livros para o cinema como “Carandiru”, “Cazuza” e Castelo Rá-Tim-Bum”. O escritor é assumidamente admirador das obras dos montes-clarenses Darcy Ribeiro e Cyro dos Anjos, imortais da Academia Brasileira de Letras (ABL), cadeiras 11 e 24, respectivamente.

Outra experiência do roteirista com ligação à Unimontes está em sua participação para que o conto “O Encontro”, de Luis Fernando Veríssimo, fosse adaptado ao curta-metragem organizado pela professora Andrea Martins, do Departamento de Comunicação e Letras. Ele foi o responsável pela avaliação do roteiro e assumiu a mediação com Veríssimo, para que o escritor gaúcho autorizasse a adaptação para o cinema.