Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Melhoria do atendimento: HU qualifica mais 20 médicos em sete especialidades

Novos residentes qualificados pelo Hospital da Unimontes

Foi realizada na manhã desta terça-feira (04/02), a solenidade de conclusão dos programas de Residência Médica do Hospital Universitário Clemente de Faria, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Foram qualificados 20 profissionais em sete especialidades. Em 21 anos de funcionamento da residência médica, o HUCF registra cerca de 600 médicos qualificados nas diversas especialidades.

A cerimônia, realizada no auditório “Sabedoria e Humildade”, foi presidida pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela. Contou com a participação do presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Itagiba de Castro Filho, de diretores do hospital; do coordenador geral dos programas de Residência Médica do HUCF, professor Divino Urias Mendonça; e dos residentes, juntamente com seus familiares e convidados.

Os 20 médicos que concluíram a residência médica no Hospital da Unimontes estão divididos nas seguintes especialidades: Clínica Médica (5), Pediatria (5), Ginecologia e Obstetrícia (4), Cirurgia Geral (3), Anestesiologia (1), Otorrinolaringologia (1) e Medicina de Família e Comunidade (1). Os cursos são reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), do Ministério da Educação (MEC).

Na oportunidade, o reitor João Canela destacou a importância dos programas de residência médica do Hospital da Unimontes na qualificação profissional para a melhoria da assistência à saúde. “A nossa universidade forma médicos especialistas que têm sempre a postura humanística como o fator mais importante do exercício profissional”, observou.

Ele enalteceu o trabalho dos coordenadores e preceptores dos programas de especialização oferecidos pelo Hospital Universitário Clemente de Faria. Ressaltou também a atuação dos pioneiros nas ações de residência médica. Nesse sentido, enalteceu a atuação do professor Athos Avelino Pereira, presente ao evento e que foi um dos primeiros coordenadores dos cursos de residência médica da instituição.

O superintendente do HUCF, José Otávio Braga Lima, enfatizou que, por intermédio dos programas de residência médica, o hospital cumpre uma de suas principais missões, que é a educação médica. “O Hospital Universitário supre a demanda de profissionais qualificados para o trabalho na área assistencial em áreas como de pediatria, clínica médica e cirurgia geral”, afirmou o superintendente.

O coordenador dos programas de Residência Médica do HUCF, professor Divino Urias Mendonça, lembrou da dedicação e a responsabilidade dos residentes durante o período de especialização. “Como recompensa desse esforço, percebemos a melhoria de inúmeros pacientes”, disse.

O diretor de Desenvolvimento Acadêmico do Hospital, Cássio André de Souza Vieira, ressaltou que a qualificação dos 20 novos especialistas é mais uma grande vitória a ser comemorada pela contribuição para a melhoria do atendimento à população. O médico Daniel Borges Drumond falou em nome dos participantes dos programas de residência médica e agradeceu a direção, coordenadores, preceptores e demais profissionais do hospital para a boa formação dos especialistas.