Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Professora aposentada da Unimontes recebe “Medalha do Mérito Contábil de Minas Gerais”.

“Esse é um momento de alegria, ser escolhida entre os mais de 50 mil registrados”, afirma homenageada

A professora e contadora Jacquelline Aparecida Batista de Andrade, egressa e docente aposentada da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), foi agraciada com a Medalha “Mérito Contábil de Minas Gerais” de 2023, conferida pelo Conselho Regional de Contabilidade – CRCMG. A entrega foi realizada quarta-feira (21/06), durante a solenidade de abertura da XIV Convenção de Contabilidade de Minas Gerais.

A Medalha Mérito Contábil de Minas Gerais é considerada a maior honraria concedida a um profissional da contabilidade no estado, que reconhece aqueles que, por seu trabalho e dedicação, se distinguiram ou alcançaram projeção no exercício da profissão contábil.

A homenageada pelo CRCMG graduou-se em Ciências Contábeis na Faculdade de Administração e Finanças (Fadec), unidade da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), atual Unimontes, em 1983. No ano seguinte, ingressou como docente da instituição, na qual atuou durante 32 anos, se aposentando em 2016. Além de professora, ela exerceu diversas funções na universidade, como vice-diretora da antiga Fadec e auditora, além de integrante do Conselho Curador da instituição.

A professora Jacquelline Batista de Andrade é detentora de uma notável carreira acadêmica, com especialização em Contabilidade Tributária, Contabilidade Geral, Tributação da Pessoa Física e Jurídica e em Auditoria, MBA em Gestão de Projetos e mestrado em Administração de Empresas. Além disso, ela tem uma destacada carreira profissional na área. Foi conselheira do CRCMG de 2018 a 2021.

Ao receber a homenagem especial do CRCMG, a egressa e docente aposentada da Unimontes ressaltou a sua emoção por ser agraciada com essa honraria no ano em que está vivendo um grande momento de sua vida, já que está completando 40 anos de formada e 35 anos atuando na área contábil: “Ser agraciada com a medalha é mais do que um presente neste ano marcante. É um reconhecimento e a certeza de que fiz a escolha certa. Minha trajetória foi longa, com muito empenho, dedicação e movida pelo amor que tenho pela profissão”, afirmou.

A professora e contadora Jacqulline Andrade salientou que a importância da escolha do seu nome entre milhares de profissionais. “Para mim, esse é um momento de alegria. Uma contadora do norte de Minas foi escolhida entre os mais de 50 mil registrados. Faz-me sentir maior do que sou. Sem esquecer que sou apenas uma parte desse valioso processo. É importante ressaltar que somos instrumento para tomada de decisão que move o desenvolvimento do Brasil. Somos essenciais”, disse.

Portanto, todos nós, contadores, temos um compromisso e uma responsabilidade muito maior com a sociedade, além de termos muitas possibilidades de atuação”, concluiu.

(com informações do CRCMG)