“Cada graduando aqui tem consigo um sentimento único. Seja pela realização de um sonho ou pela busca da estabilidade financeira. O turbilhão de emoções que nos domina neste instante pode ser o início de saudade, do medo e de coragem de enfrentar novos desafios. Chegou a hora de novos rumos em nossas vidas”. Dessa forma, a oradora geral Sandra Alves Martins (Ciências Econômicas) resumiu a acontecimento em nome dos graduados.
“Chegou o momento de cada um seguir a viagem sozinho. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegarmos ao destino projetado. Novos desafios estão por vir. Vamos à luta confiando em nosso sucesso”, afirmou Sandra.
O “sentimento único da realização de um sonho” enaltecido pela oradora foi experimentado por jovens como Noeme Gonçalves de Freitas, de 23 anos, graduada em Geografia. Como dezenas de outros graduados, ela contou com a presença de família inteira na solenidade.
“ESTOU MUITO ALEGRE”
A aposentada Maria das Mercês Pereira de Freitas, de 77 anos, avó de Noeme, mesmo em uma cadeira de rodas, saiu da localidade de Riacho do Fogo (na zona rural do município), a 15 quilômetros da área urbana, para assistir a formatura da neta. Sacrifício? Ao contrário, só alegria. “Estou muito feliz. Estou muito alegre”, disse a aposentada, emocionada, lembrando que Noeme foi a primeira dos seus oito netos a obter o “canudo” do título superior.
>> MAIS FOTOS DA OUTORGA DE GRAU
“Estou me sentindo muito bem. É muito bom poder dar orgulho para meus familiares e ver que eles também estão felizes com a minha graduação”, afirmou Noeme. Ela recebeu o abraço da irmã, Alessandra Gonçalves Freitas, de 21 anos, que revelou o sonho de, um dia, cursar Administração de Empresas na Unimontes.
AGORA MESTRE
A noite também foi de emoções para Carlos Viana Ribeiro Guedes, de 23 anos, graduado em Engenharia Civil. Ele tem uma “história familiar” com a Universidade Estadual de Montes Claros. A mãe de Carlos, a professora Vilene Viana, é titulada em Letras/Português pela Unimontes. “Esta formatura dele está sendo o maior orgulho da família”, disse Vilene, comemorando ainda o fato de o filho já ter sido aprovado no Mestrado em Desenvolvimento Econômico e Empresarial, também da Unimontes.
Além da mãe, o novo engenheiro civil e mestrando, durante a solenidade, contou com a “torcida” da namorada, Ana Paula Vieira, de 21, que estuda no quarto período de Administração de Empresas na própria Unimontes.
“Enfrentei uma jornada árdua. Mas valeu a pena o sacrifício. A recompensa foi maior”, afirmou Carlos Viana, ressaltando, também, a oportunidade de ter sido graduado em uma universidade pública reconhecida como a Unimontes. “No mestrado, a minha expectativa é de continuar fazendo o que gosto: aprofundar cada vez mais os meus conhecimentos”, declarou.
OS GRADUADOS
Na solenidade de outorga de grau foram graduados 147 profissionais nos seguintes cursos: Administração (12), Artes Músicas (12), Artes Visuais (8), Ciências Contábeis (26), Ciências Econômicas (13), Ciências Sociais (6), Engenharia Civil (15) Geografia (15), História (3), Letras Inglês (9), Matemática (5) Tecnologia em Gestão Pública (20) e Letras Português/Extemporânea (3).