Conteúdo do Site Antigo

Luto oficial na Unimontes pela morte de Itamar Franco

By DTI

July 04, 2011

 Decretado luto oficial por cinco dias, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), pelo falecimento do ex-presidente, ex-governador e senador Itamar Franco, ocorrido na manhã de sábado (2).

O luto oficial foi decretado através de resolução “ad referendum” do Conselho Universitário, assinada pelo reitor João dos Reis Canela, na qual é salientada a irreparável perda que o falecimento de Itamar Franco “significa para a sociedade brasileira, em especial para a Comunidade Universitária da Unimontes, pelos seus relevantes serviços e notório saber”, por isso mesmo, distinguido com o “título de Doutor Honoris Causa da Universidade”.

O reitor João Canela lembra que o ex-presidente, ex-governador e senador “contribuiu efetivamente para a redemocratização e a estabilidade econômica do Brasil, oferecendo inestimável apoio à causa da educação em nosso Estado e em nosso País, onde se destacou por seus profundos conhecimentos e elevado desempenho, principalmente, em prol do desenvolvimento do ensino superior”.

Ressalta, ainda, as “excepcionais qualidades morais e intelectuais” do parlamentar, “reconhecidas por todos os membros da sociedade brasileira e que fizeram dele um dos homens públicos mais respeitados e admirados deste País, sendo considerado um símbolo da ética e da honradez”. Em novembro de 2002, a Unimontes concedeu ao ex-presidente o título de “Doutor Honoris Causa”.

Além disso, ressalta que, ao longo da sua vida pública, no exercício da Presidência da República (1992 a 1994), à frente do Governo de Minas (1999/2002) e no Senado Federal, Itamar Franco sempre contribuiu, de “forma relevante e inquestionável” no processo de desenvolvimento das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais – IPES Mineiras.