Decretado luto oficial por cinco dias, na Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), pelo falecimento do ex-presidente, ex-governador e senador Itamar Franco, ocorrido na manhã de sábado (2).
O luto oficial foi decretado através de resolução “ad referendum” do Conselho Universitário, assinada pelo reitor João dos Reis Canela, na qual é salientada a irreparável perda que o falecimento de Itamar Franco “significa para a sociedade brasileira, em especial para a Comunidade Universitária da Unimontes, pelos seus relevantes serviços e notório saber”, por isso mesmo, distinguido com o “título de Doutor Honoris Causa da Universidade”.
O reitor João Canela lembra que o ex-presidente, ex-governador e senador “contribuiu efetivamente para a redemocratização e a estabilidade econômica do Brasil, oferecendo inestimável apoio à causa da educação em nosso Estado e em nosso País, onde se destacou por seus profundos conhecimentos e elevado desempenho, principalmente, em prol do desenvolvimento do ensino superior”.
Ressalta, ainda, as “excepcionais qualidades morais e intelectuais” do parlamentar, “reconhecidas por todos os membros da sociedade brasileira e que fizeram dele um dos homens públicos mais respeitados e admirados deste País, sendo considerado um símbolo da ética e da honradez”. Em novembro de 2002, a Unimontes concedeu ao ex-presidente o título de “Doutor Honoris Causa”.
Além disso, ressalta que, ao longo da sua vida pública, no exercício da Presidência da República (1992 a 1994), à frente do Governo de Minas (1999/2002) e no Senado Federal, Itamar Franco sempre contribuiu, de “forma relevante e inquestionável” no processo de desenvolvimento das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais – IPES Mineiras.