Notícias

Live nesta segunda destaca a implantação do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV)

By Ascom Unimontes

July 05, 2021

Será realizada nesta segunda-feira (05/07), às 19h30m, a live sobre a implantação do Centro de Comunicação e Referência Audiovisual (CCRAV) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O evento virtual pode ser assistido gratuitamente pelo canal da universidade:YouTube.com/Unimontesmg

A live contará com a participação do professor Élcio Lucas, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Unimontes, idealizador e coordenador do CCRAV, juntamente com Ines Aisengart Menezes, cocuradora da temática Preservação audiovisual da CineOp (Mostra de Cinema de Ouro Preto) e Roberta Zanatta, coordenadora do Núcleo da Catalogação do Instituto Moreira Salles.

Considerada como uma das propostas inovadoras para o Norte de Minas e demais regiões de abrangência da universidade, o CCRAV/Unimontes contará estúdio de gravação, ilhas de edição e de tratamento de mídias digitais, além de sala para exibições – com sistema de sonorização e climatização.

O projeto do centro de audiovisual foi viabilizado a partir de convênio firmado entre a Unimontes e a Financiadora de Estudos e Projetos – Finep, Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Governo Federal. A iniciativa conta também com a contrapartida financeira oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDE, do Governo de Minas Gerais e o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Recentemente, foi promovido pela Unimontes o curso “Introdução à Preservação de Patrimônio Audiovisual”, ministrado no sistema online, que teve com principal objetivo capacitar servidores (professores e técnicos administrativos) da universidade em preservação audiovisual com vistas à constituição de um centro de memória em nossa universidade.

O curso foi viabilizado pela CCRAV e pela Pró-Reitoria de Extensão (PREx). Foram oferecidas 30 vagas.

A capacitação teve como instrutores 10 profissionais gabaritadas, atuantes no setor audiovisual em renomadas instituições brasileiras como Instituto Moreira Sales, Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, Escola de Ciências Sociais / CPDOC, da Fundação Getúlio Vargas (RJ), Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), dentre outras.