Conteúdo do Site Antigo

Literatura para estudantes: Projeto “Circulação de Escritores” chega ao campus e Museu Regional

By DTI

May 10, 2016

Intercâmbio cultural, estímulo à literatura e à leitura, além de incursões em textos literários com alunos e professores de escolas públicas, bibliotecas e universidades como protagonistas. Estes são os objetivos do projeto “Rodas de Conversas”, desenvolvido pelo escritor e professor Osmar Pereira Oliva, da Universidade Estadual de Montes Claros, e selecionado pela bolsa de fomento à literatura, do Ministério da Cultura (Minc).

Desde março, a ação literária percorre vários espaços de ensino permitindo a discussão literária entre autores e estudantes do nível médio e fundamental, além de graduandos.

Osmar Oliva é docente do Departamento de Comunicação e Letras da Unimontes e é quem leva o projeto para diversas cidades. A primeira ação literária foi na cidade de Posse, interior de Goiás, com a participação de mais de 600 alunos ao longo de três dias de evento. A Universidade Estadual de Goiás (UEG) é parceira na iniciativa.

Também em março, os trabalhos foram desenvolvidos nos campi da Unimontes nos municípios de Unaí (Noroeste) e Bocaiúva (Norte de Minas). Conforme a programação, nos dias 24 e 25 de abril, o projeto terá dois momentos em Montes Claros, com debates literários na Biblioteca Professor Antonio Jorge, do campus-sede da Unimontes, no auditório do Museu Regional do Norte de Minas e na Biblioteca Municipal do Centro Cultural Hermes de Paula.

Os debates aprofundam os processos criativos na poesia de Osmar Oliva, além de palestras e colóquios sobre literatura e memórias na escrita do mineiro Carlos Drummond de Andrade e do amazonense Milton Hatoum.

“Nossa proposta é realizar rodas de conversas com participantes de diversas faixas etárias, para o debate das obras desses autores. Ao mesmo tempo, a ideia é de promover a leitura propriamente dita e a discussão de textos literários”, explicou o professor.

A iniciativa integra o projeto “Circulação de Escritores” é financiado pelo Ministério da Cultura (Minc) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN).