Notícias

Lançado o livro “Elas fizeram a História e a Notícia” e obra estará disponível na Biblioteca da Unimontes

By Ascom Unimontes

September 14, 2021

Trabalho da jornalista Ana Carolina Ferreira resultou de curso de mestrado em História da Universidade

Na noite de segunda-feira (13/9) ocorreu o lançamento do livro “Elas fizeram a História e a Notícia – as pioneiras nas ondas do rádio e da TV (Norte de Minas – 1979 a 1997), de autoria da jornalista Ana Carolina Ferreira, que escreveu a obra como resultado de dissertação do mestrado em História concluído na Unimontes, em 2019.

O lançamento foi realizado no espaço da Livraria Nobel, no Montes Claros Shopping Center, onde a autora autografou a obra, obedecendo o distanciamento e  os protocolos preventivos contra a transmissão do Novo Coronavírus (Covi-19). Participaram do evento o reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, e a vice-reitora, professora Ilva Ruas Abreu, entre outros convidados.

Na oportunidade, a jornalista Ana Carolina formalizou ao reitor e à vice-reitora os agradecimentos pelo apoio recebido na Unimontes para a realização do mestrado e para a elaboração da dissertação que resultou no livro, e aproveitou o momento para entregar exemplares da obra para composição do acervo da Biblioteca Central Professor Antônio Jorge.

A dissertação teve como orientadora a professora doutora Cláudia de Jesus Maia, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História (PPGH) da Unimontes, que também participou da solenidade de lançamento.

A autora agradeceu o acolhimento que recebeu por parte dos professores do Programa de Pós-Graduação em História. “Agradeço esse acolhimento, principalmente, por não ter feito uma graduação em História. Sou muito grata à Unimontes”, afirmou a jornalista e mestre, que, atualmente, trabalha na TV Globo Minas, em Belo Horizonte.

O pioneirismo de mulheres na comunicação

Conforme explica a jornalista Ana Carolina,  o livro (Editora Pacco Editorial) apresenta uma “reconstrução do passado”, mostrando como foi a vinda da primeira emissora de televisão para a região, a antiga TV Montes Claros (atual Intertv Grande Minas/afiliada Rede Globo) e a consolidação da antiga Rádio Sociedade. A história é contada sob a ótica das mulheres pioneiras na comunicação radiofônica e televisada de Montes Claros: Vanda Gonçalves (Radio Sociedade), Ligia Maria Rocha Tupy, Marina Queiroz e Rosângela Silveira (TV Montes Claros).

Das quatro pioneiras na comunicação regional, três estiveram presentes no lançamento da publicação: Marina Queiroz (que também é professora aposentada da Unimontes), Rosângela Silveira e Vanda Gonçalves. “O livro atende tanto público acadêmico, que faz pesquisas sobre a história das mulheres e sobre questão de gênero, como as pessoas que não pertencem ao mundo acadêmico e que têm curiosidade em relação ao jornalismo e à comunicação no Norte de Minas e no próprio Brasil, pois conta com abordagens nacionais. Enfim, é um livro eclético”, esclarece a autora.

“As questões de gênero ficam muito evidentes na pesquisa que fizemos. Por outro lado, a pesquisa também mostra o quanto a vinda de uma emissora de TV foi importantíssima para o desenvolvimento de uma região. Mostra como isso ocorreu”, salienta. A autora explica que uma das curiosidades apresentadas pela obra é o impacto da chegada da antiga TV Montes Claros, inaugurada em 14 de setembro de 1980. Ela descreveu esse impacto ao ter acesso a cartas que telespectadores enviaram para a então recém-inaugurada emissora de TV. As correspondências foram guardadas por Marina Queiroz.