A comunidade acadêmica já vive o clima da comemoração dos 50 anos de criação do ensino superior público no Norte de Minas. O lançamento oficial da programação do cinquentenário aconteceu na noite da última sexta-feira (06/01), na Biblioteca Central Professor Antonio Jorge, em solenidade presidida pelo reitor João dos Reis Canela, que contou com participação dos integrantes da gestão superior, autoridades, professores, servidores técnico-administrativos, alunos e convidados. Houve o lançamento de selo comemorativo pelos Correios e apresentação do “Concerto Cinquentenário”, além da exibição do vídeo institucional da universidade.
A programação prosseguirá até dezembro. O calendário de eventos foi apresentado pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, presidente da Comissão Organizadora do Cinquentenário. A Unimontes é resultante da transformação da antiga Fundação Norte Mineira de Ensino Superior (FUNM), criada em 24 de maio de 1962.
Durante a solenidade, o reitor João Canela destacou que a Unimontes “nasceu da necessidade de transformação e da visão de uma nova sociedade”. Nesse sentido, salientou que a instituição é resultante da iniciativa de pioneiros, que, na década de 1960, enxergaram a necessidade da chegada do ensino superior e, assim, conseguiram mudar o perfil socioeconômico e cultural da região, graças à implantação da universidade pública.
“Foram muitos os visionários. Entre, eles não podemos deixar de citar, por exemplo, Luiz de Paula Ferreira que, através da Fundação Educacional Luiz de Paula (FELP) lançou a semente do ensino superior no Norte de Minas”, afirmou.
Desta forma, observou João Canela, a Unimontes comemora 50 anos de atuação com resultados altamente positivos nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços, consolidando-se como mola propulsora do desenvolvimento regional. “As vitórias alcançadas foram resultantes de um trabalho que teve o apoio de toda sociedade, com as ações de pessoas que conseguiram superar as adversidades e, com perseverança, continuam ajudando a construir a universidade”, assegurou reitor.
A atuação dos pioneiros e a participação dos professores, servidores técnico-administrativos e alunos nos resultados alcançados pela universidade também foi destacada pelo ex-reitor Paulo César Gonçalves de Almeida. “Também devemos nos lembrar daquelas pessoas que participaram do crescimento desta instituição, mas não têm os seus nomes registrados em nenhuma placa”, afirmou Almeida.
O deputado estadual Luiz Henrique Maia Santiago enalteceu a importância da comemoração do cinquentenário da instituição, enfatizando a contribuição da Unimontes para o desenvolvimento das regiões Norte e Noroeste de Minas e dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Ele disse que é testemunha da contribuição da Universidade em prol da melhoria da qualidade de vida da população, pois coordenou os Programas “Bem Te Vi” e “Sorriso no Campo”, voltados para a assistência à saúde bucal dos moradores de pequenos municípios, desenvolvido em parceria com a Unimontes.
Ainda fez o uso da palavra o secretário municipal de Saúde de Montes Claros, Geraldo Edson Souza Guerra, representando o prefeito Luiz Tadeu Leite. Ele disse que conhece muito bem o trabalho da Unimontes, como professor do curso de medicina e ex-diretor do Hospital Universitário Clemente de Faria. “Em parceria com a universidade, trabalhamos para que Montes Claros tenha uma saúde melhor”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO DO CINQUENTENÁRIO
O Cinquentenário da Unimontes será comemorado ao longo do ano, com diversas atividades nas áreas do ensino, pesquisa, extensão e da prestação de serviços. Conforme a programação oficial, apresentada pela vice-reitora Maria Ivete Soares de Almeida, os eventos vão mobilizar tanto a comunidade do campus-sede como os demais campi, que vão receber a exposição itinerante “Trem da História”, estando previstas também sessões de homenagens pelas Câmaras Municipais.
Haverá o lançamento de livro e revistas produzidas pelos diversos departamentos, com o objetivo de contar a história do ensino superior público na região Macro Norte de Minas. Será desenvolvido o Projeto “Ação e Cidadania”, que visa ações extensionistas nos bairros mais populosos de Montes Claros e junto aos moradores das demais cidades onde a Unimontes mantém unidades em funcionamento.
Ainda neste mês, acontecerá o “Expresso Solidário” (atividade de extensão) no Piauí, Ceará e Maranhão. Para fevereiro, estão programados eventos em Bocaiúva (apresentações do Grupo Saruê e dos cantores Talita Gomes & Olavo Ponciano e a “Semana da Física e Química”). Em Montes Claros, entre outras atividades, acontecerá o início das atividades do curso de Engenharia Civil, além da inauguração do Restaurante Universitário, lançamento do CD “Meu Sertão” (de Jukita Queiroz) e a entrega do título de Doutor Honoris Causa à secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena.