Professores Fernando Guilherme e Betânia Passos com o presidente da UCV

Conteúdo do Site Antigo

Lançada oficialmente a Universidade do Vôlei com a Unimontes como parceira educacional

By DTI

July 20, 2012

A Universidade Estadual de Montes Claros será a parceira educacional da Universidade Corporativa do Vôlei (UCV), sendo responsável pela plataforma virtual dos cursos a distância a serem oferecidos para todo o País. O anúncio foi feito pelo presidente da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV), Ary Graça Filho, nessa quinta-feira (19), durante solenidade oficial de lançamento da UCV, no auditório da entidade, no Rio de Janeiro. Caberá ainda à Unimontes a produção do material interativo dos cursos e a capacitação dos profissionais que trabalharão como tutores e como professores – formadores e conteudistas.

Estiveram presentes ao evento como representantes do Centro de Educação a Distância da Unimontes (CEAD) os professores Jânio Marques Dias (diretor), Fernando Guilherme Veloso Queiroz (coordenador administrativo) e Betânia Passos (coordenadora adjunta). O encontro reuniu 120 pessoas, inclusive profissionais de outras instituições de ensino superior do País que também terão trabalhos aplicados na UCV.

A UCV tem como objetivo oferecer uma série de oportunidades, através da educação a distância, para o aperfeiçoamento de profissionais que atuam no voleibol brasileiro: árbitros, técnicos, médicos, fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionistas, dirigentes e gestores de nível nacional e internacional – dentre outros.

“Com o advento da tecnologia, a UCV nos permitirá atingir todo o País. É muito importante investir da educação”, disse ainda o presidente da CBV.

PARCERIA BEM SUCEDIDA

A parceria entre Unimontes e CBV teve início com a realização do curso de educação a distância para a formação de Árbitros Regionais de Quadra, projeto-piloto em nível mundial que também teve a participação da Federação Mineira de Vôlei (FMV). Quarenta pessoas de todo o Estado concluíram as atividades no último domingo (15).

“O curso para árbitros foi um sucesso. O ensino a distância permite que todos os ensinamentos sejam compartilhados através de fóruns, chats e vídeos numa didática bem interessante. É uma metodologia que pode ser aplicada perfeitamente a quaisquer outras áreas e esportes”, disse o presidente da Comissão Brasileira de Arbitragem de Voleibol (Cobrav), Josebel Palmeirim Guimarães, durante a solenidade dessa quinta-feira, no Rio.

Ainda nessa quinta-feira, o diretor do CEAD e os coordenadores do Centro estiveram reunidos com o coordenador da Escola de Pessoas da UCV, Antonio Carlos Moreno, para a definição das áreas de reconhecimento que serão contempladas pelos cursos virtuais. Os próximos cursos deverão atender as áreas de gestão, jurídico, marketing e de treinadores.

O coordenador administrativo do CEAD, Fernando Guilherme Queiroz, adiantou que a metodologia de Educação a Distância já aplicada pela Unimontes em projetos como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), Mídias na Educação, Pró-Licenciatura, por exemplo, será aplicada à UCV.

Já está em discussão a realização do curso de Pós-Graduação em Gestão do Esporte, com aulas a partir do 1º semestre de 2013 – em nível nacional. Haverá aulas a distância em módulos on line e encontros presenciais em núcleos regionais ou no próprio Centro de Treinamento da CBV, em Saquarema/RJ.

Segundo Fernando, também já está em estudos a tradução do curso de árbitros regionais para a língua espanhola, que atenderia um convênio da CBV com entidades da Espanha. Mais uma vez, será aplicada a plataforma virtual da Unimontes.