Foi lançada nesta quarta-feira (24/1) a pedra fundamental para a construção do prédio anexo do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS – prédio 6) do campus-sede da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). A solenidade foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela e pelo vice-reitor Antonio Alvimar Souza, com a participação dos demais integrantes da gestão superior, professores, servidores, acadêmicos, autoridades e convidados. O prédio terá o total de 1,3 mil metros quadrados e será executado com recursos do Governo do Estado.
Durante a solenidade, realizada no auditório do Prédio 6, o arquiteto Eduardo Antônio Guimarães, da Divisão de Engenharia e Projetos/Unimontes, fez a apresentação da perspectiva do novo empreendimento. Ele explicou que, na primeira etapa, serão construídos o térreo e mais três pavimentos (936 metros quadrados), com a aplicação de R$ 1.106 milhão. A obra já foi licitada e contratada, com início imediato e previsão para ser concluída em 12 meses.
Ao agradecer publicamente o Governo do Estado por viabilizar recursos para a melhoria da estrutura logística da Universidade, o professor João Canela ressaltou o empenho dos setores de Licitação, Engenharia e da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças para a conclusão dos processos legais até a execução da obra. Ao mesmo tempo, comentou sobre a superação de desafios para a concretização do projeto e salientou a importância da obra para o atendimento das demandas dos professores,pesquisadores, alunos e servidores das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde.
Além deste novo projeto, segundo ele, a Unimontes vive a perspectiva de realizar outras obras e alcançar novas conquistas. O reitor destacou como grande marco a promulgação da Lei Estadual 22.929, aprovada pela Assembleia e sancionada pelo governador Fernando Pimentel que abre a possibilidade de mais recursos para investimento na pesquisa, ciência, inovação e tecnologia para as universidades estaduais mineiras – dentro do orçamento da Fapemig.
“A perspectiva é que, com a promulgação desta lei, que a Unimontes possa captar anualmente até R$ 12 milhões para investimento em seus projetos de pesquisa, pós-graduação, tecnologia, extensão, ciência e inovação. Com este apoio, poderemos entregar novos projetos, assim como obras importantes para toda a comunidade da região onde está inserida”, finalizou o reitor.
PERMANENTE
Com o novo investimento, segundo o vice-reitor Antonio Alvimar, a Unimontes poderá oferecer mais conforto e melhores condições para os estudantes, professores e pesquisadores e lembrou que a obra será realizada em atendimento às demandas da comunidade do CCBS. “É preciso ter a percepção de que a Unimontes vive uma construção permanente. O Centro funciona num prédio já antigo, originalmente construído para abrigar um seminário diocesano e que precisou, ao longo dos anos, passar por diversas adaptações para receber as atividades acadêmicas, lembrou.
Conforme explicou o arquiteto Eduardo Guimarães, a nova etapa do anexo do CCBS terá uma estrutura flexível. Além do térreo, na primeira etapa serão construídos três pavimentos com os vãos livres para a instalação de divisórias. Dessa forma, será possível adaptar as salas de aula de acordo com a quantidade de alunos. “Serão espaços pré-definidos para comportar entre 20, 30 e até 40 alunos, ou mesmo, para adequação de um auditório”, disse. Juntos, os três andares poderão abrigar, simultaneamente, 300 alunos por turno.
Ao todo, o projeto prevê a construção de seis pavimentos – em duas etapas – e será ligado ao prédio antigo por passarelas. As normas de acessibilidade serão respeitadas e quando o prédio for finalizado receberá um elevador.
Após a cerimônia no auditório, aconteceu o descerramento de placa e o lançamento da pedra fundamental propriamente dita. O ato contou com a participação do reitor, vice-reitor, da diretora do CCBS, professora Graciana Guerra David, do pró-reitor de Planejamento, Gestão e Finanças, professor Roney Versiani Sindeaux, e do engenheiro Guilherme Guimarães, coordenador da área de Engenharia e Projetos da Unimontes, além do tenente coronel Valdeci Gouvêia, comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros.
A professora Graciana Guerra fez um breve histórico das demandas e das ações que foram desempenhadas junto à Gestão Superior para a viabilização do novo espaço. “Agradecemos o empenho da Reitoria, por intermédio da Pró-Reitoria de Planejamento e da equipe de Engenharia e Projetos para a realização deste sonho”.