Notícias

“La Serva Padrona” estreia nesta quinta com entrada franca

By Cassia Valeria Borborema

December 03, 2024

O anfiteatro da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) recebe, nesta quinta-feira (5/12), às 19h30min, a ópera “La Serva Padrona”. O evento integra a quarta edição do Projeto “Música na Unimontes”, iniciativa do Grupo PET Artes Música. A comédia é aberta a todos os públicos e tem entrada gratuita. Na sexta-feira, a apresentação acontece às 9h, também com entrada franca.

A ópera tem direção do músico e produtor cultural mineiro Francisco Mayrink. Dono de extenso currículo, Mayrink foi diretor da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e diretor de Promoção Artística da Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, em Belo Horizonte, sua cidade natal. Na área da direção cênica de espetáculos líricos, trabalhou como assistente de Tisuka Yamasaki, Fernando Peixoto, Juarez Cabello, Elvécio Guimarães e Bibi Ferreira. Ele assina a direção de mais de cem montagens.

Sobre o espetáculo

“La Serva Padrona” é uma ópera italiana que surgiu em 1733 como um intermezzo – apresentação curta que acontecia nos intervalos das obras principais. Composta por Giovanni Battista Pergolesi, logo começou a ofuscar os grandes números e a inspirar outras óperas bufas.

A trama, que acontece em dois atos, gira em torno de uma serva, Serpina, que deseja ser patroa por meio do casamento com seu patrão Uberto. Para isso, induz o mudo Vespone, também servo, a participar dos planos dela.

O elenco é formado pela coordenadora do Projeto “Música na Unimontes”, professora Maria Odília de Quadros Pimentel, no papel de Serpina; pelo professor Roberto de Oliveira Júnior, no papel de Uberto; e por João Victor Carvalho, no papel de Vespone.

“Por ser uma obra simples e cômica, “La Serva Padrona” agrada o público mesmo que não esteja acostumado a esse tipo de peça musical, além de servir como entretenimento acessível a pessoas que, geralmente, não acompanham as atividades propostas pelo curso de Música da Unimontes”, acredita a professora Maria Odília.

Trata-se, na verdade, de uma proposta de democratização da arte musical no ambiente universitário, visando promover performances musicais em espaços comunitários do campus-sede.Maria Odília de de Quadros Pimentel

Em sua primeira edição, o Projeto “Música na Unimontes” teve como atração um recital de piano. Na segunda etapa do projeto, o público apreciou um musical inspirado nos shows da Broadway (Nova York). Na terceira edição, o destaque foi o evento “Noite Vintage”, uma combinação de música moderna com a música “Vintage” (antiga).