Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes

Janaúba recebe pesquisadores internacionais em seminário sobre malformação da mangueira

Seminário analisará a malformação vegetativa da mangueira, cujo plantio em alta escala tem o norte de Minas como referência (divulgação)

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) realiza nesta sexta-feira (1º), em Janaúba, o seminário “Malformação vegetativa e floral da mangueira: situação atual e perspectiva de controle”, com a participação de professores e acadêmicos, além de produtores rurais da região. A organização é do departamento de Ciências Agrárias do campus daquele município, local das atividades – a partir das 8 horas.

Em destaque, as palestras com os especialistas Gerardo Rodriguez-Alvarado, da Universidade Michoacana, de São Nicolas de Hidalgo (México), e Ludwig H. Pfenning, da Universidade Federal de Lavras (UFLA). “São pesquisadores com atuações de reconhecimento internacional em estudos sobre doenças de plantas, em especial, da mangueira”, explica a professora Adelica Aparecida Xavier, coordenadora do evento.

Ambos cumprem agenda de visitas aos campos de produção de manga dos municípios de Janaúba e Jaíba, acompanhados de professores e mestrandos do curso Produção Vegetal no Semiárido, da Unimontes. “O objetivo dessas visitas é conhecer a situação atual da doença chamada de malformação vegetativa e floral da espécie”, completou.

Por se tratar de pesquisadores de projeção, a Unimontes reforça a proposta de aproximação com outras instituições. “A presença de ambos em nossa Universidade revela a importância da fruticultura regional no cenário nacional; a doença tem sido um dos maiores entraves de produção da mangueira no Norte de Minas”, finalizou a professora.

Outras informações no departamento de Ciências Agrárias do Campus Janaúba pelos telefones (38) 3821-2756 e 3821-1378.