O município de Janaúba sedia nessa quinta-feira (15/05), uma nova etapa do I Ciclo de Seminários do Observatório do Trabalho do Norte de Minas. Os trabalhos começam às 19 horas, no Centro Cultural Marly Sarney. As atividades integram o projeto da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) que revela detalhes sobre as vagas formais de emprego na macrorregião norte-mineira – e o perfil de quem as ocupa.
Podem participar servidores públicos de prefeituras e do Estado, empresários, representantes de associações sindicatos patronais e de trabalhadores, pesquisadores, professores e dirigentes de instituições de ensino e universitários.
O “Observatório do Trabalho da Unimontes” é coordenado pelos professores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração (GEPAD), com o objetivo de apresentar à sociedade dados sobre o mercado de trabalho, como forma de melhorar ainda mais a ocupação formal. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Associação de Desenvolvimento do Norte de Minas (Adenor) são parceiras da iniciativa. O Sebrae é um dos apoiadores no seminário em Janaúba.
MICRORREGIíO DE JANAÚBA
Os primeiros números divulgados pelo estudo apontam 204.380 empregos formais na macrorregião do Norte de Minas, conforme informações do Ministério de Trabalho referente ao ano de 2012. Coordenador do Observatório, o professor Roney Versiani Sindeaux destaca a importância de Janaúba e municípios vizinhos no contexto do estudo.
A microrregião, que tem como principal base econômica agricultura irrigada, pecuária e agroindústrias, conta conforme os dados do estudo com 26.998 postos oficiais de trabalho (dados de 2012) e ocupa o segundo lugar no ranking norte-mineiro, atrás apenas da microrregião de Montes Claros (97.545 empregos formais).
O cronograma prevê a realização de mais cinco seminários microrregionais: Salinas, Grão-Mogol, Pirapora, Bocaiuva e Montes Claros. O primeiro aconteceu ao final do mês passado, em Januária.
SERVIÇO2º Seminário do Observatório do Trabalho da UnimontesDia 15 de maioÀs 19 horasInformações: 38 3229-8255 e 8252 (GEPAD – Campus-sede)