O trabalho de humanização desenvolvido pelo Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF)mudou um pouco da rotina dos pequenos pacientes da unidade. Dezesseis crianças que estão em tratamento na ala pediátrica tiveram a oportunidade de conhecer os diversos ambientes da 42ª Exposição Agropecuária Regional de Montes Claros (Expomontes). Com os seus acompanhantes e um grupo multiprofissional, eles estiveram no Parque de Exposições João Alencar Athayde nessa terça-feira (6/7).
A turnê pelo universo agropecuário começou pela Mini Fazenda, espaço com animais de pequeno porte, brinquedos e palestras educativas. Muitos deles tiveram contato com vacas, por exemplo, pela primeira vez. Eles foram recebidos pelo presidente da Sociedade Rural, Osmane Barbosa Neto.
A saída do HUCF demandou planejamento, avaliação médica e disposição. Segundo Vilma Dias, coordenadora pedagógica da Escolinha, para as crianças e acompanhantes tudo foi pensando. Eles trouxeram lanches, água, remédios, brinquedos, mas a melhor de todas as bagagens foi à esperança. “É a nossa primeira saída do hospital com crianças internadas”, afirmou.
Joelma da Silva Freitas, técnica da Escola Ciranda da Vida, foi uma das servidoras da equipe multidisciplinar que acompanharam as crianças na visita à Exposição. Para ela, este tipo de ação quebra de paradigmas. “O processo de saúde e doença envolve o psicológico. E tirá-los do hospital faz com que ganhem força e ânimo na recuperação; ganharam um novo remédio. Voltaremos mais vezes”, diz Joelma.
Jose Santos é pai de dois filhos, internados com um quadro de diabetes há um mês. Vieram da cidade de Jequitinhonha. “Estava ansioso por este passeio e ver que os meus filhos estão felizes”, afirma.
“Pode voltar mais vezes?”, perguntou o pequeno interno Maicon Eduardo, que se trata de um quadro de diabetes. Para Adilson Cardoso, do Grupo de Humanização e Trabalho do HUCF, “foi uma missão gratificante. Gostamos muito também”, finalizou.