Notícias

Inspirados no Cosmos, alunos do curso de Música apresentam o concerto Space Oddity

By Ascom Unimontes

December 12, 2019

Numa realização do curso de Artes/Música da Unimontes, acontece nesta sexta-feira (13), às 19h30, no auditório do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, a apresentação musical Space Oddity – Concerto do Cosmos”, com entrada franca.

A iniciativa é dos alunos do 6º período do curso de Artes Música da Unimontes, sob a coordenação dos professores Daniel Aguiar Novais e Marco Antônio Caldeira Neves,das disciplinas Prática de Conjunto II e Produções Artísticas I. O projeto foi desenvolvido com o apoio e a consultoria do Centro de Estudos Astronômicos de Montes Claros (Ceamontes) e do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez (CELF).

Numa forma de preparação para o concerto, os acadêmicos contaram com a contribuição do professor Júlio César Guedes Antunes (IFNMG), que ministrou palestra sobre as missões Apolo e as demais que antecederam a pisada do homem na Lua. Além disso, o Ceamontes prestou consultoria para a definição da identidade visual do espetáculo, que será coerente com os conhecimentos abordados.

Inspiração para o concerto

Dois fatos celebrados em 2019 inspiraram os acadêmicos e docentes para o tema da apresentação: a chegada do homem ao solo da Lua e os 50 anos do lançamento da canção Space Oddity (Esquisitice espacial) do cantor britânico David Bowie, considerado um dos maiores nomes da cultura pop de todos os tempos.

Baseada nas duas datas, surgiu a ideia de realizar um projeto especial voltado para o Cosmos e a busca do homem por conhecê-lo, e expandir os limites da nossa civilização. “Desde tempos imemoriais, músicos e poetas cantam as belezas do céu, fazem da Lua e das estrelas confidentes de seus amores, e refletem sobre a própria natureza da existência e seu significado. Graças ao trabalho somado de inúmeros cientistas, e à coragem de cosmonautas, nossa humanidade conseguiu chegar mais longe do que jamais imaginou, expandindo exponencialmente o nosso conhecimento, permitindo avanços que se refletem em tudo do nosso cotidiano, desde o microondas até o telefone celular”, elenca o professor Daniel Aguiar Novais.

REPERTÓRIO

No repertório, elementos de rock, desde o rock psicodélico de David Bowie, até a ópera-rock francesa “Starmania”, passando pela banda Kansas e pelo pop rock brasileiro, e culminando no rock progressivo de The Alan Parsons Project, e bastante MPB (Caetano Veloso, Marisa Monte, Maria Rita, Cássia Eller).

De acordo com o professor, foi realizada uma pesquisa de repertório com a contribuição dos próprios acadêmicos, resultando em um roteiro estruturado em um prólogo e sete atos.  O grande diferencial é que se trata de um show inteiramente audiovisual, no qual todas as músicas são executadas em sequência como numa grande ópera ou num poema sinfônico.

“Vale destacar o inusitado casamento musical entre o “etherealwave” da intrigante cantora e compositora islandesa Björk com o rock gospel da banda australiana Hillsong United, pontua professor Daniel.

Participam do concerto como convidados especiais: Daniel Aguiar Novais (violão), Heitor Machado Martins de Menezes (tenor), Leo Marcos Ferreira (bateria), Marcus Vinicius Aguilar Barreto (flauta transversa), Thiago Marthins de Menezes Costa (piano /arranjo), Vaniza Aguiar Novais (cello) e os acadêmicos Amanda Ramos Monção Oliveira, Soprano; Ana Caroline Pereira Mota (Mezzo);Isabela Moraes Santos (Piano/Ukulele); Itálo Aires Ribeiro da Silva (Barítono); Jessica Pollyanna Alves Silva (Baixo); Jessica Siqueira Zara Gomes(Piano); Leísa Lima Fernandes (Violino); Lucas Ribeiro dos Santos (Guitarra); Luiz Henrique Cardoso da Silva (Violão/Ukulele); Marcelo Pereira Nascimento (Violão); Marcelo Soares Martins (Violão); Maria Clara Leite e Oliveira (Soprano); Newma Mercês Medeiros Santos e Rayssa Karoline Rodrigues Pereira (Soprano).

SERVIÇO

Space Oddity – Concerto do Cosmos

13 de dezembro, às 19h30

Auditório Marina Lorenzo Fernandes – Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez

Av. João Chaves, 438 – Jardim São Luiz

Entrada Franca 

13 de dezembro, às 19h30